Há exatamente oito anos, no dia 29 de junho de 2007, a Applelançava o seu primeiro smartphone, o iPhone original. Em uma apresentação empolgante, Steve Jobs subiu ao palco do MacWorld para revelar a “reinvenção do telefone”, como a própria empresa nomeou o aparelho à época.
O iPhone foi um sucesso imediato e revolucionou de fato os smarphones. O aparelho original vendeu mais de 6 milhões de unidades e foi nomeado pela Times como a invenção do ano. Filas foram formadas nas portas das lojas da Apple dias antes do aparelho chegar ao mercado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Nem tudo foi elogiado
Mas apesar das críticas positivas, algumas publicações ficaram um pouco receosas com o dispositivo, como é o caso do The New York Times e o The Wall Street Journal, que questionaram a velocidade lenta da AT&T (o aparelho era exclusivo da operadora nos EUA) e também a ausência de conexão 3G.
A Apple vendeu até hoje mais de 700 milhões de iPhones ao redor do mundo, um número surpreendente comparado ao tamanho da população mundial, de 7,3 bilhões de pessoas. A empresa alcançou números grandes porque simplificou o smartphone de diversas formas.
Smartphones da época do lançamento do iPhone original
Simplificar para inovar
Embora o iPhone não tenha sido o primeiro aparelho touch do mercado, ele foi o primeiro a dispensar o uso de uma caneta stylus. Além disso, ele era equipado com uma tela totalmente responsiva e que podia ser utilizada com os dedos (e funcionava muito bem).
Além disso, a interface criada para o iPhone era muito mais amigável que a dos modelos que existiam na época, com aplicativos desenhados exclusivamente para ele, fato que contribuiu e muito para a popularização do aparelho.
Protótipos do iPhone
Poderia ter sido bem diferente
O iPhone original apresentou um design simples, com apenas um botão físico e isso fez parte do seu sucesso. Mas ele poderia ter sido quadrado e com espessura irregular, conforme as imagens reveladas em um processo de patentes contra a Samsung.
Uma das soluções imaginadas pela empresa em seu protótipo inicial foi a de criar uma borda mais fina, algo que nunca apareceu em nenhum dos modelos, assim como formato quadrado, que jamais foi usado em qualquer iPhone lançado.
Categorias