(Fonte da imagem: Reprodução/App Advice)
Você se lembra do caso de Danny Kitchen, jovem inglês de 5 anos que gastou acidentalmente mais de R$ 5 mil em compras in-app no jogo Zombies vs Ninja através do iPad de seus pais? Ele não foi o único a fazer algo do tipo.
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De acordo com números divulgados pela própria Apple, cerca de 23 milhões de pessoas afirmaram ter sido prejudicadas pelo antigo sistema de aquisições extras dentro de aplicativos, que não requeria a inserção de uma senha para confirmar a compra. Dessa forma, uma criança poderia facilmente fazer verdadeiros estragos econômicos no aparelho de seus pais sem que estes sequer percebessem.
A situação da Apple é tão grave que a empresa criou uma divisão especial para cuidar de ressarcir os consumidores que se prejudicaram com essa falha técnica. Um email enviado recentemente para esses usuários detalha como será feita a indenização: para compras acidentais de até US$ 30, o cliente receberá um vale-presente do iTunes no valor de U$ 5 ou o equivalente em créditos dentro do mesmo aplicativo/jogo. Gastos maiores serão reembolsados na íntegra.
Vale observar, contudo, que esses valores devem ter sido gastos em um único período de 45 dias. Ou seja, se houve uma compra de US$ 30 no mês de janeiro e outra no mesmo montante no mês de março, as aquisições serão reembolsadas separadamente, nesse caso com dois vale-presentes.
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