Ontem, a nova versão do sistema operacional dos portáteis da Apple (iOS 10) foi liberada para todos os consumidores e permitiu que os iPhones (a partir da geração "5") fossem atualizados.
Isso significa que várias gerações dos smartphones da Apple já podem ser equipados com os recursos mais modernos que foram desenvolvidos pela desenvolvedora. Mas será que vale a pena fazer a atualização nos aparelhos mais antigos?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como acontece sempre, os donos destes dispositivos mais antigos ficaram com certo receio em relação à atualização. Pois de acordo com o site ArsTechnica, não há razões para se preocupar, pois o desempenho e a autonomia de bateria não sofre com perdas de qualidade.
Depois de fazer alguns testes, o site revelou que o novo sistema operacional não torna o carregamento e o funcionamento significativamente mais lentos — assim como apontou para o fato de que não há diminuição do tempo de duração da bateria. Ou seja: pode atualizar sem medo.
Mas muda alguma coisa?
Segundo o mesmo site, apesar de os aumentos de tempo nos carregamentos aumentar, eles não chegam a interferir negativamente na experiência de uso. Confira abaixo uma tabela com os valores obtidos nos testes.
Na análise da bateria, os iPhones 5 não tiveram qualquer modificação de desempenho! Ou seja: é bem pouco provável que vejamos problemas relacionados à bateria sendo drenada.
O que não vai ser aproveitado?
É claro que o hardware de iPhone 5 e iPhone 5c não permite que algumas das funcionalidades presentes no iOS 10 sejam utilizadas. Confira abaixo quais são elas:
- TouchID
- Apple Pay
- 3D Touch
- Transcrição de voz
- Recursos avançados de fotos
- Night Shift
- Bloqueadores de conteúdo do Safari
- Erguer para ativar
- Tracking de passos
- Fotos Burst e vídeos em slow motion
- Suporte a 64 bits e API Metal
Você vai atualizar o seu aparelho para o novo sistema operacional? Então confira como fazer isso por este link.
Fontes