Compras de final de ano. Por menor que seja a sua lista de presentes, não há como fugir desta rotina no mês de dezembro. Para muitos usuários, sair às ruas e entrar em lojas abarrotadas de gente é coisa do passado. É cada vez maior o número de pessoas que fazem as suas compras pela internet, tanto em empresas brasileiras quanto em sites do exterior.
No entanto, se você é novo no mundo das compras virtuais, vale ficar atento a algumas dicas para evitar cair em armadilhas comuns no ano todo, mas que se intensificam nesta época. Se você já é um usuário experiente, poderá se manter atualizado com os golpes mais recentes praticados por pessoas mal-intencionadas.
O barato que sai caro
Em muitos sites você encontrará anúncios oferecendo prêmios fáceis ou apontando você como um usuário de sorte. Chamadas como “Clique aqui para ganhar um iPad” ou “Você é o usuário número 1 milhão” são comuns em banners espalhados pela rede.
Nem todos são maliciosos, mas certamente não basta clicar sobre eles para ganhar alguma coisa. É bem provável que você precise, antes de tudo, efetuar um cadastro deixando nele informações pessoais como endereço de email, números de documentos e cartões de crédito.
Fuja de situações como essas. Disponibilizar seus dados para um site cuja procedência você desconhece é como se você entregasse nas mãos de um completo estranho o direito de utilizar os seus dados e repassá-los para quem ele bem entender.
Outro truque comum é associar uma compra a um prêmio, como um ringtone, por exemplo, em troca das suas informações bancárias. Você pode até comprar o toque para celular em questão, mas certamente não ganhará o prêmio e a quantia será debitada em sua conta de imediato.
Não deixe o computador aberto ao público
O acesso em larga escala às redes Wi-Fi e o uso cada vez mais frequente de notebooks e smartphones para acessar a internet e checar emails em áreas como essas, faz com que muitos usuários não resistam às tentações e cliquem de imediato em anúncios, efetuando a compra no exato momento em que recebem a informação.
Embora seja muito mais prática, essa situação não é recomendável. Isso se deve ao fato de que em redes públicas seu computador corre um risco maior de ser acessado por usuários mal-intencionados que compartilhem a mesma rede.
Além de evitar compras ou o compartilhamento de dados pessoais a partir de conexões como essas, outra alternativa para minimizar os riscos é desabilitar as conexões automáticas, utilizando VPN e mantendo sempre ativo o firewall pessoal.
Redirecionamentos maliciosos
Outra maneira bastante comum que os golpistas encontram para enganar os usuários são os redirecionamentos maliciosos. Quando isso acontece, ao entrar em uma página de cadastro ou que requeira dados bancários, o usuário é enviado para outro endereço, que intercepta os dados e acaba os utilizando de maneira indevida.
A melhor maneira de evitar que isso aconteça é fazer compras apenas em sites considerados seguros ou que possuam algum tipo de certificação do gênero. Os grandes portais brasileiros de compras, ao entrar em uma página de cadastro, exibem um cadeado no canto inferior direito do navegador. Isso atesta que a página é segura.
Além disso, evite enviar dados bancários por email ou efetuar depósitos bancários em nome de pessoas físicas ou jurídicas que não disponibilizem informações básicas de idoneidade. CPF ou CNPJ, razão social, endereço físico, telefone e email para contato são alguns dos itens básicos que você deve verificar.
Caso ainda tenha alguma dúvida, pesquise em sites de buscas, redes sociais ou fóruns opiniões de outros usuários que já tenham comprado na loja em questão. Outra dica é verificar junto ao Procon de sua cidade se a loja possui algum tipo de pendência ou má reputação.
Você ganhou um presente! Um rombo na sua conta bancária!
Uma prática utilizada pelas lojas idôneas é enviar emails para usuários cadastrados anunciando promoções exclusivas ou disponibilizando cupons e códigos-presente que podem ser trocados por descontos. Pensando nisso, muitos golpistas criam emails falsos, estimulando o usuário a clicar na primeira oferta imperdível que veem pela frente.
Ao receber emails como esse seja bastante criterioso. Verifique, em primeiro lugar, se você realmente tem cadastro na loja em questão e se o endereço pelo qual você recebeu a mensagem é o mesmo com o qual você fez o seu cadastro no site que anuncia a oferta.
Caso esteja tudo certo, verifique a URL para a qual a mensagem é direcionada. Se ela for diferente da do site que anuncia a promoção fuja dela também. É melhor deixar de aproveitar uma “oferta imperdível” do que fazer uma compra que suscite dúvidas e possa gerar muito mais dores de cabeça do que benefícios.
Ano novo, vida nova!
O final do ano é um período em que muitas pessoas resolvem regularizar sua situação, tanto em termos financeiros quanto em se tratando de documentação. Dessa forma, surgem nesse período dezenas de mensagens sugerindo atualização de CPF, alteração de senha bancária ou ofertas de emprego para começar o novo ano muito bem.
Fuja de tudo isso. Bancos e órgãos governamentais não mandam comunicados por email sugerindo recadastro de senha ou mesmo alteração de informações fiscais. Se vir um email como esse, apague sem pensar duas vezes.
O mesmo critério vale para agências de emprego. Pesquise antes se a agência é séria e não pague por uma oferta de trabalho que, em tese, não tem garantia alguma. As oportunidades podem até existir, mas isso não significa que pelo simples fato de você efetuar um cadastro e pagar uma determinada quantia sua nova vida começará imediatamente. Pelo contrário. Pode ser o início de uma grande dor de cabeça.
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Você segue à risca os conselhos acima antes de efetuar uma compra online? De que outras maneiras você se previne de golpes virtuais? Compartilhe a sua experiência com outros usuários deixando o seu comentário.
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