O compacto AIMP oferece conforto e praticidade para os ouvintes. Pequeno, leve e discreto, o arrojado reprodutor de áudio que se originou na Rússia está fazendo até mesmo os mais fiéis migrarem do Winamp ou abandonarem o Windows Media Player em busca de um conteúdo específico e dedicado exclusivamente à conveniência na hora de reproduzir áudio.
O fato se comprova aqui no Baixaki: ele é absolutamente líder no quesito satisfação, com uma quantidade de notas 10 que causa uma inveja áspera nos olhos dos concorrentes. Confira agora como extrair um pouco mais do potencial deste impressionante e surpreendente programa.
1. Aqui, o letreiro mostra o arquivo que está em execução ou então informações sobre a rádio sintonizada.
2. Neste pequeno painel são exibidas informações sobre a qualidade do áudio (KBPS e KHZ). O comando "Copy File" copia o arquivo ativo, permitindo colá-lo em qualquer destino; a opção "Radio Cap" captura a transmissão de rádio — quando a captura estiver ligada, a palavra fica piscando.
3. Visualizações que acompanham as músicas reproduzidas. Podem ser modificadas no menu acessado ao se clicar com o botão direito em cima delas; com dois cliques você amplia a imagem para a tela inteira.
4. A minutagem é apresentada no visor, enquanto o espectograma informa um raio-x das frequências de áudio em relação à intensidade. O botão redondo serve para acessar as opções de desligamento automático.
5. Botões essenciais para reprodução de músicas. Além dos comandos básicos, existe um pequeno atalho para adicionar canções à playlist.
6. Controle de volume e de direcionamento do áudio (para o canal esquerdo ou canal direito).
7. O botão maior serve para exibir/esconder a playlist, enquanto os outros dois, respectivamente, acionam o painel de equalização e modificam o tipo de animação que aparece no visor do campo 3.
Sistema de múltiplas listas de reprodução
Seguindo o sistema de abas criado pelo Opera e popularizado pelo Mozilla Firefox, o AIMP apoderou-se desta funcionalidade para ajudar os usuários na hora de manejar diversas listas de reprodução.
Um recurso simples, mas que faz uma diferença estrondosa, sendo extremamente vantajoso quando se quer passar de um estilo musical para outro, por exemplo. Para criar uma nova aba, utilize CTRL+N ou então clique com o botão direito e confirme a opção "Nova Playlist".
O melhor é que as playlists são salvas automaticamente, não sendo preciso carregá-las a cada nova entrada no programa. Você pode criar quantas quiser; as flechas de navegação sinalizadas servem para navegar entre uma e outra quando se tem mais de 3 no total.
Os comandos na parte inferior permitem a administração das listas de reprodução, adicionando, removendo e organizando arquivos. Para procurar algum nome específico, é só digitá-lo no campo "Quick Search".
Equalizador & Efeitos
Destaque incontestável do AIMP, o equalizador não é solícito apenas quando o usuário quer ajustar as frequências de áudio. Com suas funcionalidades, ele é capaz de modificar a percepção e modo do usuário escutar músicas em casa.
Isto porque, além das 18 bandas de equalização e o pré-amplificador, existem 7 efeitos que podem ser adicionados em tempo-real à reprodução. Porém, para resultados satisfatórios e sem "cliques" nas mudanças é necessário possuir uma máquina razoável.
- Speed: modifica a velocidade da música e leva a afinação em conjunto; ou seja, se você aumenta a velocidade, a afinação também vai subir.
- Tempo: assim como o Speed, altera a velocidade de reprodução da música, porém sem mexer na afinação.
- Pitch: este aqui varia a afinação, para baixo ou para cima. A velocidade não é em nenhum momento afetada.
- Flanger: coloca um leve efeito de Flanger. Mesmo com o slider no máximo proporciona uma diferença sutil no som final.
- Echo: adiciona um efeito leve ou mediano de eco ao som reproduzido.
- Reverb: simula reverberação, recriando ambientes acústicos. Um pouco de reverb nos dá a impressão de que o som está sendo executado em uma sala vazia enquanto bastante reverb nos dá a impressão de um show ao vivo.
- Chorus: cria um efeito semelhante a um coro, como se vários instrumentos / vozes estivessem sendo executados ao mesmo tempo.
Embora alguns efeitos não possam ser configurados, o resultado pode ser deveras interessante. Só faltou a possibilidade de salvar pré-configurações da combinação de efeitos para usar em algumas músicas.
Utilitários
Para acessar a caixa de ferramentas adicionais do AIMP, basta abrir o menu principal, seguir em "Utilitários" e escolher uma das opções. Note que a parte superior da tela é composta por uma barra fixa para acessar os utilitários e alterar configurações, sendo que as ferramentas ocupam a maior porção da tela (inferior).
Conversor de áudio
Os valores do arquivo final podem ser mantidos ou alterados, bem como o áudio original pode ser apagado automaticamente após o processo.
Gravador de som
O gravador embutido é bem básico, mas consiste em uma aplicação formidável para alguns, isto porque permite gravar em diversos formatos (inclusive MP3) e já conta com os parâmetros de configuração na tela (dispositivo e seleção de entradas). Registra o áudio por horas e horas, tanto quanto o seu HD aguentar.
Editor de títulos
Gerenciador de plugins
Os usuários mais avançados podem gerenciar abertamente todos os plugins integrados no AIMP, podendo checar quais estão ligados e desligar outros. As DLL estão segmentadas por tipos e divididas em duas colunas.
Biblioteca
A biblioteca se mostra super intuitiva, ordenando automaticamente o conteúdo dos diretórios nela inseridos: basta escolher o tipo de separação (álbum, gênero, artista ou ano) que as canções já ficam dispostas em pastas de acordo com as informações contidas em suas etiquetas.
Ainda é possível modificar todas as tags (etiquetas), buscar por arquivos e dar notas de avaliação para cada música — desta maneira você pode filtrar as listas de execução de acordo com as mais bem avaliadas.
Configurações
Todas as configurações estão bem explicadas em claro português, cabendo ao usuário deixar o programa do jeito que quiser. Acesse-as a partir do menu principal, seguindo em "Opções". Os painéis alteram princípios corriqueiros da utilização do programa, como atalhos, associações, comandos e assuntos da interface — esta, apesar de não contar com tantas skins, pode ser livremente colorida.
Desligar automaticamente
AIMP na bandeja
No mini painel, o usuário poderá controlar algumas funções básicas (como volume, troca de faixa, etc.) e acessar de prontidão o menu de opções, além de poder adicionar arquivos para reprodução. As informações acerca do que está sendo executado aparecem quando você repousa o mouse sobre o ícone.
Se você ainda não conhece, não perca tempo: baixe o AIMP e descubra porque ele vem se tornando o favorito de muitos. Diante de todos esses fatores positivos, fica difícil não entender!
Categorias