Se alguém ainda tinha dúvidas de que o mercado de dispositivos móveis no Brasil ainda vai muito, muito longe, então agora tudo ficará mais claro. De acordo com dados levantados pela Virtual Network Index para uma pesquisa encomendada pela Cisco, os dados transmitidos mensalmente através desse tipo de aparelho vão chegar à impressionante marca de 440 petabytes em 2018.
Isso representa um crescimento de 1.100% em relação ao que foi apurado no ano passado e é cinco vezes mais do que o previsto para o aumento de tráfego gerado em desktops no mesmo período. Segundo os pesquisadores, 68% da população brasileira terá acesso à internet na data limite, indo dos 81 milhões registrados em 2013 para um total de 142 milhões em 2018.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, o estudo aponta que, no ano final, a média de dispositivos conectados por pessoa será de 3,1, o que representa mais de 600 milhões de dispositivos com acesso à rede. Por fim, a pesquisa aponta que, em 2018, a quantidade de tráfego de dados circulando por todas as redes brasileiras será 40 vezes maior do que a existente em toda a internet nacional em 2005.
Brasil de bolso
Já o estudo TIC Domicílios, divulgado recentemente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), aponta que a porcentagem de brasileiros que acessa a internet por meio de celulares mais do que dobrou em apenas dois anos. Segundo a pesquisa, esse valor vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, representando 4% em 2010, 15% em 2011, 20% em 2012 e chegando a 31% em 2013.
Fontes