Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Information Geographies)
Você já parou para pensar quantos milhões ou, quem sabe, bilhões de pessoas estão conectadas à internet? Um projeto do Oxford Internet Institute batizado de Information Geographies tenta elucidar isso recriando o mapa mundial.
Com base em dados coletados pelo World Bank em 2011, instituto que monitora o número de conexões com a internet por país desde o início da década de 90, esse projeto calculou uma relação entre a população de cada nação e a quantidade de internautas ativos que cada uma possui.
Ao olhar a ilustração gerada, você pode perceber que a dimensão de alguns países não está de acordo com os mapas cartográficos. Isso acontece porque este mapa reconstrói as nações com base na quantidade de pessoas que acessam a web com frequência.
Cada pequeno hexágono que forma um país corresponde a um terço de um milhão de usuários da internet (aproximadamente 333 mil pessoas). Locais que possuem menos internautas do que isso foram removidos do mapa — como você pode perceber claramente com os países da África.
Quanto mais escura a tonalidade de cor usada em um país, maior é o percentual da sua população real que tem acesso à internet. Os líderes mundiais são China, EUA, Índia e Japão. O Brasil tem entre 40% e 60% da sua população conectada à web — uma tendência de boa parte da América do Sul, com exceção do Paraguai, Bolívia, Peru e Equador.
Fontes