É possível melhorar o ranqueamento em buscadores de forma quase totalmente automatizada. (Fonte da imagem: Reprodução/Agente no Turismo)
Se você tem um site na internet ou trabalha para algum, já deve ter ouvido falar sobre marketing digital. Isso consiste basicamente em um conjunto de ações pensadas para tornar seu endereço mais relevante para buscadores como o Google. Assim, ficando de bem com o oráculo da internet, você consegue mais acessos e aumenta as chances de conseguir mais receita. Mas e se isso pudesse ser feito de forma automatizada? É para isso que existe o sistema conhecido como SEO (Search Engine Optimization – Otimização para motores de busca).
O SEO é um conjunto de ferramentas que trabalha continuamente nos mais diversos níveis do seu website, desde o código da página até a aparência da mesma. Utilizando um sistema como esses, é possível corrigir equívocos do código do seu site que possam estar piorando sua classificação em buscadores, avaliar a qualidade e quantidade de conteúdo, estética e organização e, por fim, conferir a repercussão do seu negócio em redes sociais e outros sites.
Diego Ivo da Conversion, uma consultaria especializada no assunto, comenta que o retorno financeiro pode ser de até 20 vezes o investimento em SEO, dependendo do negócio que o site pratica. Fora isso, não aparecer nos primeiros resultados de buscadores como o Google é praticamente como ficar no anonimato. “Mais de um terço dos internautas só acessa os três primeiros resultados do Google, e 75% deles não passam da primeira página exibida”, comenta Ivo.
De acordo com a Conversion, sistemas SEO podem ser utilizados para qualquer tipo de site, desde os de pequenas empresas, que querem se tornar conhecidas, até os das grandes companhias, que querem manter suas posições nos resultados de buscas.