O YouTube quer que celebridades e atletas tenham mais controle sobre o uso de sua imagem em vídeos gerados por inteligência artificial. A plataforma convidou artistas e esportistas de alta relevância para experimentar uma nova ferramenta que monitora o uso de sua aparência em vídeos.
O projeto acontece em colaboração com a agência Creative Artists Agency (CAA), um nome influente no setor e importante linha de frente na defesa de direitos digitais e uso de IA. Um dos serviços da empresa, o CAA Vault, escaneia, captura e guarda a aparência de clientes (rosto, corpo e voz) para garantir posse sobre essas características.
Segundo o Google, os testes com a ferramenta de monitoramento de uso de aparência serão iniciados no começo de 2025. Nesse primeiro momento, os selecionados serão celebridades altamente relevantes, incluindo artistas e grandes atletas da NBA e NFL (nomes não foram citados).
"Ao colaborar com o CAA, obteremos insights de algumas das figuras mais influentes do mundo — algumas que já foram significativamente impactadas pelas últimas ondas de inovação de IA —, para refinar nosso produto antes de lançá-lo para um grupo maior de criadores e artistas", mencionou o Google.
Quando disponível, a ferramenta do Google permitirá que os usuários confiram quando sua aparência é utilizada em vídeos publicados no YouTube. A partir disso, eles podem solicitar remoção do conteúdo através de um processo de queixa.
Controle sobre o uso da aparência em vídeos
"A CAA tem uma longa trajetória na defesa do direito de artistas, incluindo investimentos significativos no CAAVault", ressaltou o Google.
A disponibilidade desse tipo de ferramenta se torna ainda mais importante após o lançamento de IAs geradoras de vídeos de alta qualidade, como Sora e Veo 2.
O Google menciona que esse é "o primeiro passo para um grande esforço de experimentação". A empresa promete ampliar o acesso à ferramenta para os principais criadores de conteúdo do YouTube nos próximos meses.
Categorias