Bug no YouTube mostra anúncios até para quem é assinante do Premium

1 min de leitura
Imagem de: Bug no YouTube mostra anúncios até para quem é assinante do Premium

Diversos assinantes do YouTube Premium estão reclamando de um aparente erro na plataforma de vídeos. De acordo com os relatos, anúncios estão sendo exibidos com alguma frequência para membros da versão paga — o que não deveria acontecer, já que não ver publicidade é o principal benefício do plano.

Segundo o site 9to5Google, são muitas as reclamações de assinantes que, eventualmente, se deparam com anúncios antes ou durante a exibição de vídeos. O subfórum do YouTube no Reddit concentra a maior parte dos clientes insatisfeitos, inclusive com capturas de tela mostrando o ocorrido.

Am I seeing “ads” even with premium now?!
byu/the_last_lemurian inyoutube

Alguns dos anúncios aparecem também na tela inicial e são tanto de serviços da própria Google quanto de parceiros externos.

Recentemente, a plataforma intensificou a briga contra bloqueadores de anúncio e encontrou novas formas de fazer com que o público assista ao conteúdo promocional, desde esconder o botão de "Pular" até mostrar propagandas em telas pausadas.

O que diz o YouTube

Segundo um dos assinantes que reclamou para a Google, a resposta da empresa foi de que "anúncios promocionais podem às vezes aparecer para parceiros específicos ou ofertas de tempo limitado".

Porém, em uma nota oficial ao 9to5Google, a empresa desmentiu essa orientação e avisou que o YouTube Premium realmente deveria impedir a exibição de publicidade antes ou durante a reprodução de um conteúdo — parte do valor da mensalidade é repassado aos criadores de conteúdo em vez do que é gerado com a exibição das propagandas.

A companhia diz que vai averiguar o caso e fazer correções caso detecte alguma anormalidade no serviço.

Entretanto, uma das hipóteses da comunidade é que o bug seja mais um indício de que a Google está testando uma nova modalidade de assinatura mais barata para o YouTube Premium. Ainda não confirmada oficialmente, ela teria alguns benefícios, mas ainda exibiria alguns anúncios, mas em menor número.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.