O governo do Canadá ordenou o fechamento dos escritórios do TikTok no país, alegando riscos à segurança nacional relacionados à forma como a empresa supostamente lida com os dados coletados. Apesar da determinação publicada na quarta-feira (6), o app de vídeos continua funcionando por lá, onde tem 15 milhões de usuários.
A plataforma tem sido alvo de escrutínio por causa da ByteDance, sediada na China, que é a sua controladora. No ano passado, autoridades canadenses já haviam proibido a utilização da rede social em todos os dispositivos pertencentes aos órgãos governamentais, restrição que segue em vigor.
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Apesar do encerramento das atividades da empresa no país, o TikTok segue disponível no Canadá.Fonte: Getty Images/Reprodução
De acordo com o ministro da Inovação, Ciência e Tecnologia, François-Philippe Champagne, a decisão foi baseada em informações e evidências coletadas ao longo do processo de revisão. Além disso, o órgão seguiu recomendações da comunidade de segurança e inteligência do país e de outros parceiros do governo.
“O governo não está bloqueando o acesso dos canadenses ao aplicativo TikTok ou sua capacidade de criar conteúdo. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de mídia social é uma escolha pessoal. É importante que os canadenses adotem boas práticas de segurança cibernética e avaliem os possíveis riscos do uso de plataformas e aplicativos de mídia social”, sugeriu o ministro.
Centenas de empregos afetados
O fechamento dos escritórios do TikTok no Canadá vai afetar “centenas de empregos locais bem pagos”, de acordo com um porta-voz da ByteDance. Ele também disse que a empresa prepara um recurso judicial contra a medida e tranquilizou usuários e criadores de conteúdo.
“Nós contestaremos essa ordem no tribunal. A plataforma TikTok permanecerá disponível para os criadores encontrarem um público, explorarem novos interesses e para as empresas prosperarem”, completou, em nota enviada ao TechCrunch.
Com as restrições impostas à empresa, usuários do app no país ainda não têm acesso a recursos como o TikTok Shop, serviço de e-commerce da rede social, e o Creator Rewards Program, que recompensa criadores. A previsão era que tais funções fossem lançadas para os canadenses em 2023, mas isso ainda não aconteceu.
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