As novas definições para perfis bloqueados no X (Twitter) começaram a valer neste domingo (3). Neste modelo, perfis bloqueados poderão ver suas publicações, mas não poderão interagir diretamente com likes, comentários ou compartilhamentos.
Anunciada em meados de outubro, a mudança no sistema de bloqueios do X busca resolver um problema: o uso do block para difamar alguém, mas evitando que a vítima veja. Contudo, tem uma série de outras implicações, como a violação de normas de lojas de aplicativos — Play Store e App Store.
Soon we’ll be launching a change to how the block function works.
— Engineering (@XEng) October 16, 2024
If your posts are set to public, accounts you have blocked will be able to view them, but they will not be able to engage (like, reply, repost, etc.).
"Se suas publicações estão configuradas como públicas, contas que você bloqueou podem vê-las. Porém, eles não podem interagir (Curtir, responder, republicar, etc.) seus posts", explica o X no site de suporte. Contas bloqueadas também não podem voltar a seguir seu perfil.
Além de impedir qualquer interação, o antigo block do Twitter também barrava a visualizaçao as publicações. Enquanto logado na plataforma, o dono do perfil era informado que foi bloqueado pela outra pessoa.
Quais os problemas do novo block do X?
O novo bloqueio do X evita que alguém aproveite a ferramenta para difamar alguém na rede social, mas cria uma série de outros problemas.
Talvez, a questão mais grave para o público seja a falta de privacidade: por vezes, o block é usado para evitar assédio ou stalking. Agora que os posts podem ser visualizados à vontade, pessoas mal-intencionadas não precisam mais se preocupar com o bloqueio.
Além disso, o novo bloqueio permite que o perfil bloqueado faça o print de um post e o utilize para publicações, o que ainda é uma forma de interação.
Por violar exigências de lojas de aplicativos, o X também corre risco de ter distribuição suspensa na Play Store e na App Store.
Fontes
Categorias