É fake! YouTube desmente suposta nova tela inicial mais 'clean'

1 min de leitura
Imagem de: É fake! YouTube desmente suposta nova tela inicial mais 'clean'
Imagem: GettyImages

A plataforma de vídeos YouTube não está trabalhando em um novo design "clean" para a página inicial do serviço. O serviço negou que uma imagem circulando nos últimos dias por redes sociais mostrando o suposto visual experimental seja verdadeira.

Tudo começou com uma imagem postada pelo usuário VidIQ na rede social X, o antigo Twitter, e republicada por perfis de grande alcance como o Dexerto. Na ilustração, é possível ver a página inicial do YouTube com algumas ausências importantes, incluindo a quantidade de visualizações e a data de envio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O falso "visual em fase de testes" do YouTube.O falso "visual em fase de testes" do YouTube.Fonte:  Dexerto/X 

Segundo o rumor, esse seria um teste do YouTube para um novo layout da página — algo que de fato poderia acontecer, já que o serviço faz com frequência experimentos com grupos limitados de usuários.

Porém, a própria equipe do YouTube foi ao X desmentir a informação. Segundo a plataforma, essa interface até pode aparecer, mas só caso o usuário instale certas extensões não oficiais para o navegador.

"Entrando aqui para esclarecer que isso pode acontecer se os espectadores estiverem assistindo ao YouTube com certas extensões de navegador habilitadas. Se eles desabilitarem as extensões e ainda encontrarem essa experiência na página inicial, eles podem enviar um relatório aqui e nós investigaremos", diz a mensagem do perfil oficial.

O que o YouTube realmente está testando

Apesar de negar a veracidade da imagem que viralizou, o YouTube segue lançando e testando recursos tanto para a versão web quanto no aplicativo para dispositivos móveis.

A plataforma recentemente apresentou uma versão repaginada do miniplayer, além de novos controles de velocidade e timer. Ela também tem alterado a forma de exibição de publicidade, com anúncios até mesmo quando você pausa um vídeo.

Além disso, ela aumentou a duração máxima dos vídeos no formato Shorts para até 3 minutos e passou a oferecer respostas prontas para donos de canais usando inteligência artificial (IA).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.