YouTube testa hiperlinks em comentários, mas resultado não parece nada bom

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa hiperlinks em comentários, mas resultado não parece nada bom
Imagem: GettyImages

Após alguns testes realizados no passado, o YouTube parece querer implementar a opção de hiperlinks nas caixas de comentários dos vídeos. No entanto, diferente da maioria das plataformas, esses links não são inseridos pelos usuários e aparecem conforme o algoritmo da empresa.

Encontrada pelo site 9to5Google, a funcionalidade está em fase de testes em um modelo limitado. Ao contrário de outros sites, o hiperlink da rede social funciona automaticamente quando o site detecta palavras-chave relacionadas a um tópico muito relevante, como smartphones dobráveis, iPhone 16, Fallout 76, e diversos serviços, games e produtos.

Dessa forma, o algoritmo entende a relevância do conteúdo e cria um hiperlink naquele conjunto de palavras, adicionando a coloração azul e uma pequena lupinha no canto superior direito. Ao clicar, o usuário é redirecionado a uma nova página com indicações de outros vídeos sobre o tema, enquanto o conteúdo atual é reproduzido em um mini-player.

A opção de hiperlinks apareceu em um vídeo do canal Linus Tech Tips recentemente. (Imagem: 9toGoogle/Reprodução)A opção de hiperlinks apareceu em um vídeo do canal Linus Tech Tips recentemente. (Imagem: 9toGoogle/Reprodução)Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Execução pode melhorar

Segundo o site, a resposta do YouTube é que os hiperlinks em comentários auxiliam a “reduzir o atrito” ao tentar aprender sobre um conteúdo novo na plataforma. É incerto o que a plataforma quer dizer com isso — principalmente ao lotar vídeos com vários anúncios que obrigam os usuários a assinar o plano pago.

Mesmo que a ideia de utilizar hiperlinks seja boa, fazer isso de forma arbitrária nos comentários do público parece não ser a melhor ideia. Ao que parece, os criadores de conteúdo podem desabilitar essa opção em seus vídeos, mas essa funcionalidade ainda parece estar escondida para a maioria dos donos de canais na plataforma.

Ainda em fase embrionária, pode demorar um pouco até vermos o hiperlink aparecer para todos os usuários. Por enquanto, não há uma janela de lançamento para isso acontecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.