Após alguns testes realizados no passado, o YouTube parece querer implementar a opção de hiperlinks nas caixas de comentários dos vídeos. No entanto, diferente da maioria das plataformas, esses links não são inseridos pelos usuários e aparecem conforme o algoritmo da empresa.
Encontrada pelo site 9to5Google, a funcionalidade está em fase de testes em um modelo limitado. Ao contrário de outros sites, o hiperlink da rede social funciona automaticamente quando o site detecta palavras-chave relacionadas a um tópico muito relevante, como smartphones dobráveis, iPhone 16, Fallout 76, e diversos serviços, games e produtos.
Dessa forma, o algoritmo entende a relevância do conteúdo e cria um hiperlink naquele conjunto de palavras, adicionando a coloração azul e uma pequena lupinha no canto superior direito. Ao clicar, o usuário é redirecionado a uma nova página com indicações de outros vídeos sobre o tema, enquanto o conteúdo atual é reproduzido em um mini-player.
A opção de hiperlinks apareceu em um vídeo do canal Linus Tech Tips recentemente. (Imagem: 9toGoogle/Reprodução)Fonte: 9to5Google/Reprodução
Execução pode melhorar
Segundo o site, a resposta do YouTube é que os hiperlinks em comentários auxiliam a “reduzir o atrito” ao tentar aprender sobre um conteúdo novo na plataforma. É incerto o que a plataforma quer dizer com isso — principalmente ao lotar vídeos com vários anúncios que obrigam os usuários a assinar o plano pago.
Mesmo que a ideia de utilizar hiperlinks seja boa, fazer isso de forma arbitrária nos comentários do público parece não ser a melhor ideia. Ao que parece, os criadores de conteúdo podem desabilitar essa opção em seus vídeos, mas essa funcionalidade ainda parece estar escondida para a maioria dos donos de canais na plataforma.
Ainda em fase embrionária, pode demorar um pouco até vermos o hiperlink aparecer para todos os usuários. Por enquanto, não há uma janela de lançamento para isso acontecer.
Fontes