Um bug no YouTube causou o banimento de canais e contas por "spam, práticas enganosas e golpes". A plataforma reconheceu o problema e trabalha ativamente para reestabelecer os perfis.
Os relatos foram noticiados pelo site 9to5Google no final da semana passada, mas não está claro quando o problema começou a acontecer. Segundo o veículo, as queixas partem de usuários dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia.
O problema não afeta somente canais ativos, mas também perfis que nunca publicaram nenhum vídeo — reforçando que, de fato, se trata de um bug. As contas afetadas não podem publicar e nem assistir conteúdo na plataforma, nem mesmo no YouTube Music.
O aviso de suspensão é enviado por e-mail para os canais afetados. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)Fonte: 9to5Google/Reprodução
Quando a conta é alvo da suspensão, o aviso chega para o usuário por e-mail. Nele, a mensagem dá detalhes sobre o banimento, alegando que foram encontradas "severas e repetidas violações contra as políticas contra spam, práticas enganosas e fraudes" da plataforma.
Google sabe do problema
Felizmente, o Google está ciente do problema e, em uma publicação no site Ajuda do YouTube, afirmou que trabalha para revogar as suspensões equivocadas.
"Se o seu canal foi removido incorretamente e restaurado, você pode perceber a falta de algum conteúdo, como playlists. Mas não se preocupe, isso é apenas um atraso e todo o conteúdo será restaurado em breve", alertou a plataforma.
Fontes