O Facebook pagou mais de US$ 2 bilhões para criadores de conteúdo da plataforma no ano passado. O valor foi distribuído através de mecanismos de monetização para vídeos, Reels, fotos e publicações em texto.
Segundo a empresa, o pagamento referente a Reels e vídeos curtos cresceu mais de 80% em 2023. Desde 2017, mais de 4 milhões de criadores foram recompensados pelos fundos de monetização.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A nova central de monetização de conteúdo do Facebook deve aumentar ainda mais o fluxo de pagamentos. Nesta quarta-feira (2), a Meta anunciou o Facebook Content Monetization Beta, um novo programa de monetização que "expande oportunidades para criadores ganharem dinheiro a partir de seus formatos de conteúdo".
O novo programa de monetização do Facebook vai unificar os três programas atuais em um só.Fonte: Meta/Reprodução
Esse novo projeto funde os três programas de monetização do Facebook em um só. Assim, os anúncios dentro de transmissões, anúncios em Reels e bônus de performance são acessados a partir de uma única ferramenta.
Dessa forma, criadores cadastrados podem ser recompensados pelo engajamento em Reels, vídeos longos, fotos e publicações em texto — tal como antes, mas agora de forma simplificada.
Três programas de monetização em um só
"Com o Facebook Content Monetization, criadores terão que entrar em um único programa de monetização", explicou a Meta. "A partir dali, eles poderão monetizar múltiplos formatos e acompanhar a performance com um conjunto de insights, facilitando ainda mais o processo de ganhar dinheiro a partir dos formatos disponíveis", continuou.
O novo programa será restrito aos criadores convidados pela Meta neste primeiro momento.Fonte: Meta/Reprodução
No anúncio, a Meta ressalta que o modelo de pagamentos não mudou, apesar da revisão do programa de monetização.
Começando essa semana, a Meta vai distribuir convites para o novo modelo de monetização para mais de um milhão de criadores atualmente inscritos em programas do Facebook. Contudo, os convites continuarão em distribuição ao longo dos próximos meses.
As inscrições abertas para o Facebook Content Monetization não estará disponível até 2025, ressaltou a empresa. Criadores interessados no projeto podem demonstrar interesse no site oficial da empresa.
Fontes
Categorias