Imagens mostram os destroços do submarino Titan, que implodiu em viagem ao Titanic

2 min de leitura
Imagem de: Imagens mostram os destroços do submarino Titan, que implodiu em viagem ao Titanic
Imagem: U.S. Coast Guard

A Guarda Costeira dos Estados Unidos revelou na última segunda-feira (16) imagens inéditas do Titan, o submarino turístico que implodiu em 2023 durante uma expedição para os destroços do Titanic. O vídeo de um minuto de duração faz parte das audiências oficiais sobre a investigação do caso.

O clipe foi gravado em 22 de junho de 2023, quatro dias após o desaparecimento do submarino da startup OceanGate. A filmagem é do Pelagic Research Services 6000, um veículo não tripulado e operado remotamente que foi um dos responsáveis pelas buscas na época.

Com cerca de um minuto de duração, o vídeo mostra o que sobrou do veículo: parte do cone que pertencia à cauda e mais alguns destroços não identificados. Todo o material estava no solo, a aproximadamente 300 metros do navio afundado que seria o ponto de visitação.

Durante a conferência, a Guarda Costeira já confirmou a descoberta de uma série de irregularidades envolvendo os equipamentos da OceanGate, inclusive com problemas datando de dois anos antes da expedição final do submarino.

Além disso, foram divulgadas algumas mensagens trocadas entre as autoridades marítimas e a tripulação do submarino. No último recado enviado pelo veículo, a equipe avisou que abandonou alguns pesos — o que pode ser uma tentativa de reduzir a profundidade e tentar retornar à superfície. Logo depois do envio, o contato com o Titan foi perdido em definitivo.

As audiências da Guarda Costeira seguem por mais uma semana e resultarão em um relatório com recomendações para as próximas ações do governo dos Estados Unidos — que podem até incluir a responsabilização da OceanGate, por exemplo.

Relembre o caso do Titan

O submarino Titan, da OceanGate, desapareceu oficialmente em 18 de junho de 2023. Essa foi a data da viagem realizada pelo veículo em busca da carcaça do lendário Titanic, que afundou em 1912.

O Titan tinha ingressos que custavam até US$ 250 mil (pouco mais de R$ 1 milhão) e a cápsula tinha cinco ocupantes na viagem que terminou em tragédia — incluindo três bilionários que pagaram pela viagem, o próprio CEO da OceanGate, Richard Stockton Rush III, e um copiloto responsável.

O Titan.O Titan.Fonte:  OceanGate 

Após cerca de 90 minutos de viagem, o Titan não aguentou a pressão da água e implodiu quando estava a cerca de 3.350 metros de profundidade. Todos os ocupantes morreram e as investigações ainda não determinaram se os ocupantes sabiam ou não que algo estava errado com o submarino.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.