O Google anunciou nesta quarta-feira (18) várias novidades que chegarão ao YouTube em breve, muitas delas alimentadas por inteligência artificial, como a integração do gerador de vídeos Veo ao app Shorts. A plataforma também terá a ampliação do recurso de dublagem automática e outras adições.
Concorrente do Sora, da OpenAI, o modelo de geração de vídeo com IA desenvolvido pelo Google DeepMind permitirá criar planos de fundo mais realistas para os vídeos curtos, “dando vida a conceitos que antes eram impossíveis de visualizar”, segundo a big tech. Ele poderá, ainda, ser usado para criar clipes autônomos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Usando o Veo, criadores terão a possibilidade de gerar vídeos com duração de seis segundos para complementar e adicionar mais contexto às suas histórias, ainda este ano. Os conteúdos produzidos pela IA trarão uma marca d’água, indicando o uso da tecnologia naquele material.
O YouTube também revelou uma reformulação na aba “Comentários”, que no app YouTube Studio passará a se chamar “Comunidade”, oferecendo respostas geradas artificialmente para a interação com grandes números de seguidores. Na mesma plataforma, a guia “Inspiração” apresentará novas sugestões feitas por IA generativa.
Dublagem automática e mais novidades
Durante o evento Made on YouTube 2024, a gigante das buscas confirmou a disponibilidade da dublagem automática para mais usuários, nos próximos meses. A função gera faixas de áudio traduzidas em vários idiomas, “de espanhol e português a francês”, tornando o conteúdo acessível a um público mais amplo globalmente.
Outro recurso que será oferecido a um número maior de criadores é o “Hype”, em teste no Brasil, Taiwan e Turquia. Ele permite classificar os vídeos de acordo com a pontuação dada pelos fãs, ajudando a impulsionar a recomendação desses conteúdos para outros públicos.
Também haverá a ampliação das Comunidades para mais canais a partir de 2025, aumentando o espaço de interação entre criadores e público, e a possibilidade de enviar presentes para impulsionar o engajamento em tempo real. Esta última funcionalidade estreia nos vídeos ao vivo na vertical, nos Estados Unidos.
Além disso, foi anunciada a expansão do programa de afiliados YouTube Shopping para a Indonésia, em parceria com a Shopee, além da estreia na Tailândia e no Vietnã, nas próximas semanas. Já o app do YouTube para smart TVs passará a oferecer a organização de conteúdos em temporadas e episódios.
Fontes
Categorias