Bloqueio do X no Brasil não prejudica finanças da rede social, diz jornal

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A proibição do uso da rede social X (o antigo Twitter) no Brasil foi um golpe duro para a empresa em quantidade de usuários, mas não em termos financeiros. A informação é da Bloomberg, com base em dados de 2021 sobre a plataforma.

De acordo com a reportagem, a receita anual do então Twitter no Brasil naquele ano, o último antes da gestão de Elon Musk, foi algo entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões. Na prática, isso representa "cerca de 2% das vendas totais da companhia".

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A receita do X vem tanto da venda e exibição de anúncios quanto das assinaturas do X Premium, a modalidade paga de uso da rede social — que ainda não existia no atual formato em 2021.

Por se tratarem de dados desatualizados, não é possível dimensionar o tamanho das perdas com precisão. De 2021 para cá, a rede social já passou por uma debandada de anunciantes, viu sua base de usuários se transformar e ganhou planos pagos. Todos esses fatores podem modificar completamente os números da empresa no mundo e no Brasil.

A Bloomberg tentou obter acesso a valores atualizados, mas representantes da companhia não responderam às solicitações. Como toda a operação do X no Brasil foi fechada a mando de Musk, também não é possível obter essa informação por aqui.

Usuários brasileiros fazem falta no X

A matéria questiona, porém, se esse valor não é importante para uma empresa que ainda está com problemas financeiros e precisa de toda renda possível para equilibrar as contas.

Além da fuga de anunciantes por causa da falta de moderação na rede social e comentários do próprio Musk, que geraram uma queda brusca na receita global, o X ainda não teve as dívidas da aquisição quitadas pelo bilionário.

Por outro lado, ainda segundo a Bloomberg, a quantidade de brasileiros que deixou de acessar a rede social após a medida do ministro Alexandre de Moraes é significativa para a plataforma.

Musk segue briga contra o STF e tem dado a entender que não vai cumprir ordem judicial.Musk segue briga contra o STF e tem dado a entender que não vai cumprir ordem judicial.Fonte:  GettyImages 

Dados do eMarketer estimam que a rede social tinha cerca de 40 milhões de usuários ativos mensais na região — um número que já estava em queda anual e que será possivelmente menor após o banimento.

Também baseadas em postagens curtas de texto, o Threads e especialmente o Bluesky foram adotados pelos usuários brasileiros que estavam em busca de uma plataforma parecida.

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