A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou planos para desenvolver um medidor de velocidade de banda larga fixa no Brasil. A ferramenta será desenvolvida junto do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O acordo de cooperação com o NIC.br para o desenvolvimento do projeto foi assinado na quarta-feira (21). O serviço é inspirado em uma ferramenta similar já em operação na Alemanha, mas a Anatel ainda não definiu uma janela de lançamento para o medidor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esse medidor vai calcular a velocidade de banda larga fixa entregue para o consumidor em comparação com aquela que está definida no contrato individual com a operadora. A ideia é que ele funcione tanto em aparelhos conectados via cabo quanto os dispositivos de conexão sem fio via Wi-Fi.
Controle nas mãos do cliente
Além de servir como uma fonte de informação de velocidade ao usuário, o medidor também vira uma ferramenta de fiscalização de operadoras que prometem um determinado desempenho, mas não entregam o esperado.
O serviço poderá ser usado até mesmo como argumento em pedidos de rescisão contratual pelo direito de quebra de fidelidade, caso fique comprovado que a operadora está entregando um serviço mais lento do que o estipulado.
Anatel ainda não definiu prazo para desenvolver e lançar o app
Além de ter acesso aos números, o consumidor poderá ainda "entender de forma simples os fatores que podem afetar sua experiência no uso da banda larga". Eles incluem características do aparelho e condições de funcionamento da rede atual, entre outros casos.
Quer saber a velocidade da sua internet de forma imediata? O TecMundo disponibiliza um teste para você — clique aqui para acessá-lo.
Fontes