Usuários brasileiros do X (antigo Twitter) são alertados sobre possível incidente de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Usuários brasileiros do X (antigo Twitter) são alertados sobre possível incidente de segurança
Imagem: Freepik.com/pikisuperstar

Uma série de usuários da rede social X, o antigo Twitter, recebeu um email sobre um provável incidente de segurança na plataforma. As mensagens foram encaminhadas pela companhia na noite da última quarta-feira (24).

"Entramos em contato com você porque sua conta X pode ter sido potencialmente afetada por um incidente de segurança ocorrido no início deste ano (junho de 2024)", diz o recado.

O email enviado pelo X para usuários potencialmente afetados. (Imagem: X/Reprodução)O email enviado pelo X para usuários potencialmente afetados. (Imagem: X/Reprodução)Fonte:  X 

O problema estaria em uma mudança promovida em junho deste ano na plataforma sobre esconder as "curtidas" de usuários na rede social. A transição, porém, fez com que algumas dessas curtidas tenham "permanecido disponíveis publicamente" a outras pessoas por algu tempo.

"Conduzimos uma investigação completa para entender como isso ocorreu e resolvemos o problema. O X está comprometido em proteger a privacidade das pessoas que utilizam o nosso serviço, e compreendemos os riscos que um incidente como este, embora menor, pode apresentar", diz o email.

O que aconteceu exatamente?

Curiosamente, em uma busca nas redes sociais por trechos do comunicado, apenas usuários brasileiros relatam que receberam o email. Pesquisas por termos similares em inglês não retornam resultados recentes envolvendo a plataforma.

Porém, ainda não foi possível confirmar essa informação e nem obter mais detalhes sobre o incidente. Além disso, o X não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido até agora — e a rede social desde o início da gestão de Elon Musk não costuma responder solicitações da imprensa.

A companhia ofereceu um Formulário de Privacidade para usuários com qualquer "dúvida ou preocupação" sobre o incidente. Por meio deste link da central de ajuda da plataforma, você pode fazer solicitações diretas para o Escritório de Proteção de Dados do X.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.