Usuários do Bradesco, Nubank, Neon e Next estão relatando instabilidade nos aplicativos dos bancos na manhã desta sexta-feira (19). O problema é uma consequência da falha cibernética ocorrida ontem (18) na empresa de cibersegurança CrowdStrike, que afetou vários serviços de transporte, saúde, finanças, telecomunicações e mídia em todo o mundo.
Até o momento, o Downdetector já identificou mais de mil reclamações do app do Bradesco, mais de 300 notificações do Next e quase 200 do banco Neon.
Nas redes sociais, os usuários afirmam que não conseguem logar na conta ou realizar pagamentos.
Apagão cibernético global ????? nem Bradesco nem Neon está funcionando pic.twitter.com/ykOO4YYO0T
— Jeni (@iamjenison) July 19, 2024
Eu querendo fazer um pix agora pra jogar no betano , e o Bradesco não deixa pic.twitter.com/hLmhQfUs7z
— B E T O (@BET0BETOO) July 19, 2024
Bancos respondem notificações
Em nota para a imprensa, o banco Bradesco afirmou que suas equipes estão atuando para regularizar o sistema o mais breve possível e que os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Já o Nubank informa que seus serviços seguem operando normalmente. "O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações."
A fintech Neon também esclareceu que seus serviços já foram restabelecidos. "O aplicativo sofreu instabilidade nesta manhã em decorrência da crise global de tecnologia. O funcionamento dos serviços foi restabelecido e todo o time técnico da Neon continua trabalhando arduamente para minimizar quaisquer impactos para seus clientes."
Para a imprensa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressaltou que a falha "não comprometeu a prestação de serviços de forma relevante". "A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente", informou.
Matéria em atualização...