O Doodle do Google desta terça-feira (21) é uma homenagem para uma artista plástica nascida no Japão, mas que fez toda a carreira no Brasil. Trata-se de Tokie Ohtake, que nasceu há exatos 110 anos.
A ilustração do Google traz Tomie criando uma obra que se parece com a bandeira do Japão, cercada de ilustrações com as letras que formam o nome do buscador com um estilo similar ao da artista.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o Google, a pintora e escultora ficou imortalizada por "pinturas abstratas elaboradas usando cores primárias".
O doodle aparecendo na página principal do buscador.Fonte: Google
A responsável pelo desenho é a artista norte-americana Michelle Kumata, que tem raízes japonesas e estuda a história de pessoas cujas famílias deixaram o país para morar nos Estados Unidos ou no Brasil. Ela é conhecedora e admiradora da história e do trabalho de Tomie, tendo até visitado exposições de suas sobras em São Paulo.
Segundo Kumata, o Doodle representa como a artista mescla elementos e influências do Japão e do Brasil nas artes, além da capacidade de trabalhar com vários materiais diferentes e não deixar de fazer o que gosta apesar de barreiras impostas pela sociedade devido à sua idade.
Quem foi Tomie Ohtake
Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, e veio ao Brasil em 1936 para visitar um irmão. Entretanto, a artista acabou se estabelecendo no país e se casou com um engenheiro agrônomo chamado Ushio.
Tomie em 1969.Fonte: Domínio público / Acervo Arquivo Nacional
A carreira de Tomie só começou quando ela passou dos 40 anos, ao aprender e desenvolver técnicas de pintura. Ao longo dos anos, ela migrou para outros materiais, como serigrafia, litogravura, gravura em metal e esculturas.
Participante frequente de exposições nacionais e internacionais, a artista abriu o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O local concentra até hoje exposições variadas, ensino e documentação da sua carreira e de outros artistas contemporâneos.
Escultura de Tomie inaugurada em Curitiba no ano de 2018.Fonte: Prefeitura de Curitiba
Com o tempo, suas esculturas passaram a fazer parte da paisagem de várias cidades do Brasil, como São Paulo, Santos e Curitiba. Ela faleceu em fevereiro de 2015, aos 101 anos.
Fontes