O Google está introduzindo uma nova experiência de pesquisa alimentada por inteligência artificial generativa. A partir de quarta-feira (8), os usuários brasileiros também podem fazer uma pesquisa no mecanismo de busca e receber um resumo organizado por tópicos sobre o assunto pesquisado, juntamente com links para sites relevantes e sugestões de perguntas adicionais relacionadas.
Essa novidade utiliza IA para simplificar os resultados da pesquisa, tornando a obtenção de informações mais rápida e fácil. Mas, atenção: não estamos falando do Bard, e sim da Experiência de Pesquisa Generativa (SGE) do Google!
Continue lendo e entenda como habilitar a Inteligência Artificial do Google no seu buscador em 3 passos.
1. Acesse o site Search Labs do Google
Ao acessar o endereço Search Labs pelo navegador Chrome do desktop, o site solicitará que o usuário faça o login com seu e-mail do Google para testar a nova tecnologia de busca e compartilhar feedbacks.
Acesse Search Labs e faça seu login.Fonte: Google/captura de tela
2. Ative a caixa de seleção da SGE
A próxima tela informará que a SGE, IA generativa para pesquisas é uma ferramenta que vem para auxiliar o usuário. Seu objetivo é "fazer o trabalho pesado" para você aprender rapidamente sobre diferentes assuntos e acompanhar as novidades com mais agilidade.
Para habilitar a SGE e permitir que ela apareça quando você pesquisar algo no Google, não se esqueça de ativar a caixa de seleção exibida antes de clicar no botão "Teste um exemplo".
SGE é a IA generativa na Pesquisa do Google.Fonte: Google/Captura de tela
3. Pesquise sobre o assunto que desejar na caixa de busca
Por exemplo, se você buscar "melhor idade para aprender um novo idioma", a IA irá resumir as respostas em tópicos, fornecer links de sites que abordam o tema em detalhes e sugerir perguntas adicionais relacionadas ao aprendizado de idiomas.
Nova visão da SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa).Fonte: Google/Captura de tela
No entanto, o Google observa que a IA não fornecerá resumos de tópicos sensíveis, como perguntas de cunho sexual ou questões de saúde. Outra maneira de ativar a SGE é procurando pelo ícone de um tubo de ensaio na página do Google.
Por enquanto, a experiência de IA generativa e o Search Labs estão disponíveis apenas no navegador Chrome para desktop. O acesso será ativado gradualmente no aplicativo Google para dispositivos Android e iOS na próxima semana.
É importante observar que essa experiência difere do Bard, uma IA generativa disponível em forma de chatbot. A SGE, por outro lado, é uma ferramenta de IA generativa integrada à seção de Busca do Google, que pode ser ativada por meio do Search Labs.
Gostou do conteúdo? Para mais tutoriais como esse, continue de olho aqui no TecMundo. Aproveite e nos siga em nossas redes sociais!
Fontes