O YouTube Music lançou hoje (15) o recurso “Samples”, uma nova guia que apresenta sugestões de vídeos musicais no formato vertical, com foco nos Shorts. A ferramenta facilita a descoberta de músicas e artistas, ao mesmo tempo em que mantém o usuário na plataforma.
Descrito pelo streaming como um “feed contínuo de segmentos de vídeos curtos para levá-lo à sua nova música favorita”, o recurso é alimentado pelo amplo catálogo de videoclipes disponíveis no YouTube. Ele pode ser acessado por meio da barra inferior, no mesmo local onde ficava o ícone do Shorts.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A novidade inclui pequenas amostras de vídeos musicais relacionados às preferências do usuário, tendo como base as canções ouvidas na plataforma. Cada clipe inclui detalhes sobre a música em questão, nome do artista e arte do álbum, além de botões que permitem realizar várias ações.
Caso o usuário goste da música sugerida pela função Samples do YouTube Music, poderá reproduzi-la por completo, sendo necessário apenas tocar no botão play, ou curtir a gravação. Também é possível compartilhá-la, adicionar a uma lista de reprodução, usá-la em seu próprio vídeo curto ou ainda passar para a próxima sugestão deslizando pelo feed.
Ampliando as descobertas musicais
Vídeos curtos têm sido cada vez mais utilizados para a descoberta de novas músicas e bandas, principalmente pelos mais jovens, conforme explicou o diretor de gerenciamento de produtos do YouTube, Brandon Bilinski. Em entrevista ao TechCrunch, ele disse que o lançamento da função foi inspirado nesta percepção.
O recurso também promete trazer benefícios para artistas e bandas, que terão uma nova opção para se conectar a públicos diferentes, aumentando sua base de fãs. Por meio do feed, os autores poderão divulgar videoclipes que acabaram de lançar, faixas inéditas e apresentações ao vivo.
A nova guia Samples está começando a ser disponibilizada para os usuários globalmente, no app do YouTube Music para Android e iOS, devendo estar disponível para todos nos próximos dias.
Fontes