Nesta terça-feira (08), o YouTube anunciou que vai parar de recomendar vídeos para usuários que desativaram o histórico de exibições. Ao invés de sugerir opções parecidas com os que a pessoa assistiu, o site exibirá a página inicial em branco.
A empresa do Google revelou a novidade em um artigo publicado no canal de suporte. O recurso começa a funcionar hoje, mas será lançado gradativamente ao longo dos próximos meses.
De acordo com o YouTube, apesar de muita gente gostar de receber sugestões de vídeos para assistir, outras pessoas preferem não registrar o que andam assistindo e muito menos receber as recomendações.
A página do YouTube ficará em branco para quem não desligar o histórico (Imagem: Reprodução/The Verge)
Por isso, a plataforma defendeu que a partir de agora a página principal estará diferente, já que mostrará apenas a barra de pesquisa e o guia à esquerda.
“Estamos lançando esta nova experiência para deixar mais claro quais recursos do YouTube dependem do histórico de exibição para fornecer recomendações de vídeo e torná-lo mais simplificado para aqueles que preferem pesquisar em vez de procurar recomendações”, pontuou no texto um gerente de comunidade do site.
Como desativar o histórico do YouTube
O YouTube explicou que os usuários que quiserem parar de ver vídeos sugeridos precisam desligar o histórico de exibição, além de “não ter um histórico de exibição significativo”.
Depois de pausar é possível retornar a registrar o histórico de visualizações no YouTube (Imagem: Reprodução/YouTube)
Confira como desativar o registro de vídeos assistidos no YouTube:
- Acesse myactivity.google.com/activitycontrols e desça a página até encontrar “Histórico do YouTube”;
- Clique no botão “Desativar”. Uma mensagem de confirmação aparecerá para que você confirme a mudança;
- Clique em “Pausar”;
- Será mostrada uma imagem que o histórico de vídeos assistidos não será mais salvo. Com isso, o YouTube deixará de sugerir vídeos para o usuário.
Fontes