Diversos bancos registraram instabilidade nesta segunda-feira (7). Além de Bradesco e Itaú, Banco do Brasil, Banco Pan, Banco BV, Nubank, Caixa, Banco Inter e outros tiveram problemas principalmente nos aplicativos.
De acordo com o Downdetector, as falhas que parecem geral começaram na manhã de hoje. Por volta das 9h30, algumas das instituições financeiras já acumulavam milhares de notificações de falha. Os casos mais sérios foram do Itaú e Iti (banco digital do Itaú). Por volta das 9h30 (horário de Brasília), o banco já tinha quase 3,7 mil reclamações.
O Down Detector notou que várias instituições financeiras do Brasil estavam com instabilidade neste início de semana (Imagem: Reprodução/Down Detector)
No caso das outras empresas os problemas pareceram de menor escala. Para se ter uma ideia, o Bradesco chegou a registrar quase 380 notificações, enquanto o Banco Inter teve pico de 110 e o Nubank apenas 30.
Causas da falha generalizada
Em resposta ao TecMundo, o Itaú explicou que o problema era uma “instabilidade de origem interna em seus sistemas”. Já o Bradesco enviou um posicionamento dizendo que o “mobile pessoa física apresentou intermitência momentânea, que já foi regularizada”.
Para apurar se a havia uma falha geral, o TecMundo entrou em contato com o Banco Central. A resposta foi que "os sistemas do Banco Central funcionam normalmente".
Em contato com a reportagem, o Banco do Brasil também informou não ter detectado nenhuma falha nesta segunda-feira.
*Matéria atualizada em 07/08/2023, às 18:26, com o posicionamento do Banco do Brasil.