O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca online e gratuita do Google que se concentra em pesquisar e indexar conteúdo científico publicado por pesquisadores, instituições acadêmicas e editoras do mundo todo.
A plataforma foi projetada para facilitar o acesso a artigos, teses, dissertações, monografias, livros, resumos, patentes e outras formas de literatura acadêmica. Um recurso que se tornou fundamental na vida de estudantes, pesquisadores e profissionais!
Veja a seguir como você pode aproveitar todo o potencial desse respeitado buscador e repositório de trabalhos acadêmicos aplicando 7 truques úteis.
1. Use os filtros da "Pesquisa avançada"
Para aplicar filtros em sua pesquisa, o estudante pode acessar a pesquisa avançada pelo menu do Google Acadêmico que fica localizado no canto superior esquerdo da tela.
A próxima tela exibirá vários campos que o universitário pode preencher de acordo com seus objetivos. Você pode pesquisar por artigos que não possuam determinada palavra específica, buscar pelo nome de autores ou encontrar trabalhos científicos que foram publicados em determinado período ou site.
A pesquisa avançada aplica filtros na busca por palavras-chaves exatas.Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
2. Combine vários comandos em uma única busca
Uma alternativa ao botão "Pesquisa avançada" é digitar os filtros de busca direto na caixa de pesquisa.
Exemplo: metologia de pesquisa -arquitetônico autor: rangel site: usp.br
- "-" exclui termos indesejados dos resultados;
- "autor:" restringe a busca artigos de determinado autor(a);
- "site:" restringe seus resultados a um determinado site ou domínio.
3. Busque por sinônimos com o comando “OR”
O Google Scholar ainda deixa de exibir resultados que abordam o tema pesquisado, mas que utilizam termos similares. Por isso, vale a pena usar o comando "OR" ao inserir mais de uma palavra que seja sinônima ao termo principal de pesquisa.
Exemplo: "metodologia” OR “sistemática”.
4. Use “Artigos relacionados” para ampliar a pesquisa
Após realizar uma busca, o universitário tem a opção de clicar em "Artigos relacionados" para que o Google Acadêmico traga mais publicações científicas semelhantes ao artigo em questão.
"Artigos relacionados" é um dos recursos de busca do Google Acadêmico.Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
- Aprenda também: Como fazer citação nas Normas da ABNT
5. Clique em “Citado por” para busca reversa
Essa ferramenta é especialmente útil para encontrar estudos relacionados, pesquisas posteriores ou trabalhos que expandem um determinado tópico. Além disso, o número de citações que um artigo recebe é uma boa métrica para avaliar a confiabilidade e relevância das informações.
"Citado por" auxilia na procura por mais fontes relevantes sobre o tema de interesse.Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
6. Salve e organize artigos com marcadores
O buscador de publicações acadêmicas do Google oferece o recurso "Minhas Bibliotecas" como opção para salvar artigos ao invés de fazer o seu download. Para acessar o documento em outro momento, basta clicar em "Salvar" e adicioná-la no marcador que preferir – você pode criar quantos marcadores quiser!
É possível rever os artigos salvos em "Minha Biblioteca".Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
7. Botão do Google Acadêmico
A extensão para navegadores do Google Acadêmico é um excelente método para iniciar uma busca a partir de qualquer palavra ou frase selecionada em uma página da web.
O botão do Google Acadêmico procurar publicações científicas enquanto você navega.Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
Com o botão do Google Acadêmico, também é possível continuar sua pesquisa na Web para o Google Acadêmico e formatar as referências em estilos de citação amplamente usados.
É possível abrir resultados em uma nova aba ou acessar "Minha Biblioteca" pela extensão.Fonte: Google Acadêmico/Captura de tela
Lembre-se de que o Google Acadêmico é uma ferramenta poderosa, mas é preciso usar o pensamento crítico para avaliar a real relevância dos artigos encontrados para o seu projeto universitário.
Quer aprender mais dicas valiosas para estudantes? Então, clique aqui e confira um resumo prático de como usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos!
Fontes