O YouTube decidiu encerrar a ferramenta Stories, que permite compartilhar vídeos que desaparecem após um período de tempo, conforme anúncio feito nesta quinta-feira (25) pelo Google. O recurso ficará disponível apenas até o dia 26 de junho, quando deixará de ser ofertado.
Lançada em 2017 para rivalizar com os stories do Instagram, a funcionalidade é restrita aos canais com mais de 10 mil assinantes. Criadores a utilizam para postar prévias de suas próximas produções, bastidores de gravações ou outros tipos de conteúdos, vídeos que expiram após sete dias no ar.
Em comunicado, a companhia de Mountain View justificou o fim dos stories do YouTube com a opção por priorizar outros recursos da plataforma que ajudam a gerar uma maior conexão entre criadores e fãs. As postagens da comunidade são uma delas, recentemente ampliadas para milhões de pessoas e que oferecem enquetes, questionários e mais ferramentas de engajamento.
Os stories do YouTube não estavam disponíveis para toda a base de usuários.Fonte: Getty Images/Reprodução
O Google também mencionou o YouTube Shorts como alternativa para quem ainda usa os stories na busca por seguidores. O formato, cada vez mais popular, “gera muito mais inscritos” do que a funcionalidade que está sendo encerrada, de acordo com a big tech.
Seguindo a tendência
O YouTube não é a única plataforma que escolheu abandonar o formato consagrado no Instagram, que por sua vez se inspirou em uma função disponível no Snapchat. A Netflix também seguiu o mesmo caminho, optando por descontinuar o recurso usado para sugerir conteúdos aos assinantes, em vídeos de 30 segundos.
Algo semelhante aconteceu com os stories do LinkedIn, que tinham conteúdos exibidos por no máximo 24 horas, oferecendo aos usuários a possibilidade de compartilhar momentos da sua vida profissional. O Fleets do Twitter, que ficou pouco mais de oito meses disponível, teve destino idêntico.
De acordo com a gigante das buscas, os criadores não conseguirão mais usar os stories do YouTube a partir do dia 26 de junho. Já as produções compartilhadas até a data, utilizando o recurso, vão expirar após sete dias da postagem original.
Fontes