O influencer Jefinho (Jéferfon Menezes) divulgou ontem (13) nas redes sociais uma recriação feita por Inteligência Artificial (IA) de um desenho feito por seu filho. O trabalhou viralizou e ele começou a atender pedidos de outros usuários, mostrando os resultados no Twitter.
A primeira imagem produzida pela IA foi uma que mostra o Homem-Aranha ao lado de um foguete. A ideia do filho de Jefinho, que tem 4 anos, virou uma inusitada figura do super-herói com uma espécie de almofada de pescoço e um foguete que parece um iceberg.
“Eu usei o Stable Diffusion e os resultados ficam prontos em menos de um minuto. Normalmente eu edito com Photoshop uma coisinha ou outra, mas ali [na imagem do filho] não fiz nada disso”, disse o influencer ao TecMundo.
usei a IA pra dar "vida" ao homem aranha e ao foguete que o meu filho desenhou e........ pic.twitter.com/4tXPu0Lu3W
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) April 14, 2023
Indo de Abaporu (de Tarsila do Amaral) e até um Homem Vitruviano (de Leonardo da Vinci), os desenhos infantis refeitos pela IA também carregam inocência e delicadeza. Também há, porém, elementos que podem parecer esquisito.
Neste sentido, uma imagem desenhada pela filha do usuário Robson Pereira mostra um cachorro, um coração e um leão em harmonia. A IA até entendeu as feições dos animais, mas resolveu adicionar um sorriso estranho ao órgão humano. Confira, na galeria abaixo, as pinturas infantis originais e o trabalho feito por Jefinho com a IA:
IA é difícil para adultos e crianças
A popularização de sistemas de IA como o ChatGPT tem transformado a forma como realizamos atividades criativas. No caso do Stable Diffusion, ele é uma plataforma que transforma inputs de texto em imagens e até imagens em outras imagens. Com uma versão gratuita, o programa de IA foi utilizado pelo artista Carlos Henrique para recriar os personagens de GTA San Andreas como se eles fossem reais, por exemplo.
Mesmo para adultos, o significado de deep learning, redes neurais, IA conversacional e outros termos ainda é um negócio complexo. Jefinho mostrou a reimaginação do desenho para o filho e contou que o pequeno reclamou das mãos, mas que ele não tentou explicar com detalhes como a imagem foi produzida.
“Ele só tem quatro anos, então para ele é ‘mágica do computador’. Mas confesso que me preocupa os limites disso e vou tentar ensiná-lo mais sobre quando ele crescer, principalmente sobre o uso disso para fins comerciais versus fins recreativos. Até porque uma coisa é fazer isso de brincadeira, como fiz, e a outra é vender esse trabalho, que aí já acho algo mais complicado”, defende.
O influenciador Jéferfon Menezes criou com IA uma imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente Lula tomando juntos no bar
O influenciador diz que sempre gostou de produções em 3D, mas que no passado demoravam horas para que um trabalho fosse produzido. Ele argumenta que a facilidade com que sistemas atuais geram imagens chama bastante a atenção. A foto acima é, inclusive, seu trabalho preferido.
“Cada dia [os sistemas de IA] fazem coisas mais e mais incríveis. É impressionante. E às vezes eu mesmo me pego gerando coisas na IA e fico ‘só mais uma rodada de geração de imagem e chega’ e fico repetindo isso”, finaliza.
Categorias