O YouTube lançou três novas ferramentas voltadas exclusivamente para a educação. A plataforma promete que os estudos poderão ser realizados em um ambiente “longe de distrações”, uma vez que os criadores de conteúdo terão um espaço voltado apenas para aprendizagem. Os recursos estarão disponíveis para todos os usuários.
A empresa observa que o processo educacional é dinâmico e vai muito além dos ambientes de formais. "A educação não para mais no final da faculdade. Muitas profissões de hoje não existiam há cinco, dez anos”, considera Jonathan Katzman, diretor de Produtos para Educação do YouTube, em visita ao Brasil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais de 2 bilhões de pessoas acessam o YouTube, sendo que 99% delas procuram informações e conhecimento, segundo Relatório de Impacto Econômico da plataforma. Dentro da sala de aula, o serviço de vídeo é usado por 91% dos professores que responderam a uma pesquisa da plataforma, e 82% dos estudantes afirmaram notar uma melhoria de aprendizagem com isso.
Como funcionam as ferramentas de educação do YouTube
Criadores de conteúdo sobre educação serão estimulados pelo YouTube com incentivos financeiros.Fonte: Getty Images/Reprodução
A ferramenta de Cursos permite que criadores disponibilizem cursos gratuitos ou pagos com materiais de apoio do YouTube, oferecendo conteúdo estruturado e de alta qualidade. Os vídeos de cursos pagos são livres de propaganda e podem ser executados em segundo o plano. De acordo com a plataforma, isso ajuda a reduzir as distrações.
Para facilitar o aprendizado em ambientes formais, o YouTube criou o recurso Player for Education, que incorpora conteúdos educacionais em uma playlist. Livre de anúncios, a empresa afirma que a ferramenta não coletará dados. Por isso, também não guarda o histórico do usuário. A receita, que seria do YouTube, será direcionada para os criadores de conteúdo nos primeiros dois anos.
O terceiro recurso voltado para a educação é o Quizzes. Como o próprio nome sugere, a ferramenta pretende testar os conhecimentos dos usuários, por meio de questionários de perguntas. Isso pode ajudar os estudantes a fixarem o conteúdo ensinado em um vídeo. As respostas corretas poderão ser explicadas pelo recurso.
Vantagens da educação digital
A educação digital proporciona mais flexibilidade para os estudantes.Fonte: Getty Images/Reprodução
A educação digital tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionada pela evolução tecnológica e pela pandemia da covid-19. A internet e as tecnologias digitais permitem que o conhecimento seja compartilhado de forma global e acessível a qualquer hora e lugar.
Esse método não apenas torna o aprendizado mais acessível, mas também oferece maior flexibilidade, personalização e interação, o que pode melhorar a experiência dos estudantes e a retenção do conhecimento.
No entanto, especialistas apontam que a tecnologia pode apresentar desvantagens, como isolamento social, crise de identidade e estimular uma competitividade tóxica. Por isso, o recurso deve ser utilizado com moderação, especialmente no caso de crianças e jovens.