Após chamarem a atenção no iPhone 14, as mensagens via satélite estão chegando aos celulares Android. Durante a CES 2023, a fabricante de chips Qualcomm revelou o Snapdragon Satellite, tecnologia que permitirá troca de mensagens em áreas sem cobertura de sinal.
A promessa da empresa é que a novidade começa a ser disponibilizada em algumas regiões na segunda metade de 2023. Os primeiros celulares a receberem a função de mensagens via satélite serão os modelos equipados com o Snapdragon 8 Gen 2, o novo chip da Qualcomm que já está em aparelhos como o Xiaomi 13.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A infraestrutura de conexão usada pelo Snapdragon Satellite será a constelação da Iridium. A empresa não é a mesma que fornece a tecnologia para a Apple, a Globalstar.
Qual a diferença do Snapdragon Satellite para o SOS dos iPhones?
Enquanto a solução presente no iPhone 14 serve para enviar mensagens de SOS, o Snapdragon Satellite promete entregar mais opções para os usuários. De acordo com a Qualcomm, os celulares compatíveis terão a opção de alerta de emergência, mas também poderão usar a cobertura para chats comuns, desde SMS até envios em apps de mensagem compatíveis.
De acordo com a empresa, o Snapdragon Satellite é a primeira solução a entregar cobertura global e com suporte para mensagens bidirecionais via satélite. “A conectividade robusta e confiável está no centro das experiências premium. O Snapdragon Satellite mostra nossa história de liderança em permitir comunicações globais via satélite e nossa capacidade de trazer inovações superiores para dispositivos móveis em grande escala”, diz Durga Malladi, vice-presidente sênior e gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm.
A comunicação via satélite é uma das maiores tendências do mercado de smartphones atualmente. Enquanto as fabricantes correm para garantir o suporte para a novidade, empresas como a SpaceX também já se movimentam para auxiliar no suporte da tecnologia.
Fontes