O ano de 2022 marcou a estreia do 5G no Brasil, com a tecnologia ficando disponível nas principais cidades, mas ainda de forma restrita. O que esperar da nova geração da internet móvel em 2023, quando está prevista a chegada do sinal a mais localidades?
Uma pesquisa feita pela Ericsson ConsumerLab mostrou as expectativas dos brasileiros em relação à quinta geração da banda larga móvel para o próximo ano. De forma geral, a população está ansiosa para aproveitar benefícios como conexão mais estável e altas velocidades de download.
Nas cidades com acesso disponível, 32% dos usuários passam mais de 50% do tempo conectados à nova rede, segundo o levantamento. Vale lembrar que o sinal foi ligado nas capitais entre julho e outubro, mas ainda não funciona em todas as áreas destes municípios.
Milhões de brasileiros estão na expectativa pela expansão do 5G.Fonte: Shutterstock
Reunimos aqui as principais tendências do 5G no Brasil para 2023. Confira!
Expansão do 5G para mais cidades
A chegada da tecnologia a mais cidades é bastante aguardada. E a boa notícia é que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve acelerar o processo de expansão do 5G, disponibilizando o sinal em centenas de municípios logo no início do ano.
Conforme o novo cronograma, o serviço chegará a 26 cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de janeiro. Na mesma época, outros 420 municípios em áreas ao redor delas também serão contemplados.
As antenas compatíveis já estão sendo instaladas em mais regiões.Fonte: Shutterstock
Porém, a agência ressaltou que a implantação depende das estratégias adotadas pelas operadoras. Elas precisam realizar a limpeza de faixa de frequência nestas áreas, processo que envolve a distribuição e a instalação de antenas digitais gratuitamente, em substituição às antigas parabólicas.
É importante destacar também que o cronograma de instalação do 5G no Brasil costuma sofrer mudanças, acelerando ou atrasando etapas. Quem mora em cidades pequenas precisará aguardar mais, pois o calendário indica que os municípios com menos de 30 mil habitantes serão atendidos gradualmente a partir de 2026.
Mais pessoas migrando para a tecnologia
Com a ampliação da cobertura do 5G em 2023, mais pessoas terão acesso à tecnologia. Mas para aproveitar os benefícios, é necessário possuir um smartphone compatível.
Neste sentido, o levantamento aponta que 69% dos usuários de celulares no Brasil pretendem mudar para modelos compatíveis nos próximos 12 meses. Ou seja, as vendas de telefones 5G devem crescer, mesmo com a inflação em alta.
A venda de celulares 5G deve aumentar em 2023.Fonte: Shutterstock
Atualmente, cerca de 24% deles já possuem um dispositivo capaz de se conectar ao 5G. Caso a previsão dada no relatório se confirme, pelo menos 50 milhões de consumidores passarão a utilizar a tecnologia no próximo ano.
Grande procura por serviços digitais
Ainda de acordo com a fabricante sueca, a ampliação da cobertura do 5G resultará em uma procura maior pelos serviços digitais. No momento, mais da metade das pessoas conectadas à nova geração da internet móvel acessa pelo menos três plataformas por meio da rede mais rápida.
A rede mais rápida e estável traz benefícios para os gamers.Fonte: Shutterstock
Com mais gente se juntando à base, o uso desses serviços, que vão de jogos online às plataformas de streaming de vídeo e música, entre outros tipos de conteúdos, deve aumentar consideravelmente. Porém, as operadoras terão que realizar mudanças, pois 60% dos consumidores desejam ter recursos para necessidades específicas nos planos 5G.
Aplicativos de RA em ascensão
Apps de RA devem ganhar mais usuários com a ampliação da cobertura.Fonte: Shutterstock
Outro detalhe revelado pela pesquisa é a vontade dos brasileiros de experimentar os recursos de realidade aumentada (RA) com o 5G, o que pode definir o caminho para o metaverso. Para 54% dos entrevistados, a utilização de apps de RA vai iniciar ou será ampliada assim que a cobertura da nova rede estiver disponível.
Realizado globalmente, o levantamento mostra tendências semelhantes em outros países, com os assinantes de planos 5G já passando uma hora a mais por semana, em média, conectados às plataformas de RA.