TV e internet "andam juntas" nas residências dos usuários. (Fonte da imagem: Arquivo Baixaki/Tecmundo)
A expansão da internet no país tem criado novos hábitos entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa Social TV, do IBOPE Nielsen Online, 43% dos internautas entrevistados ficam ligados na TV e na web ao mesmo tempo. Entre as pessoas desse grupo, 59% ficam conectadas às duas telas todos os dias.
O fenômeno é conhecido como Second Screen e não é algo novo. Em alguns países como os EUA, a prática é comum. No fim das contas, o motivo para permanecer atento a TV e internet simultaneamente é a busca de informações sobre o que está passando na televisão.
Segundo o IBOPE Nielsen, 70% dos adeptos do Second Screen afirmam que pesquisam e comentam sobre notícias, novelas, filmes e esportes. Fora isso, 80% deles dizem que ligam a TV ou mudam de canal por causa de alguma postagem encontrada na internet.
O fenômeno já começou a ser estudado e explorado por pesquisadores e publicitários. De acordo com o analista de mercado do IBOPE Nielsen, José Calazans, “Há uma oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios”.
A pesquisa foi feita nas 13 maiores regiões metropolitanas do Brasil e entrevistou pessoas com mais de 10 anos. Além disso, os entrevistados com idade entre 15 e 19 anos são os que mais comentam sobre a TV na internet, enquanto os jovens entre 20 e 24 anos são os maiores adeptos do Second Screen.
Fonte: IBOPE Nielsen Onlie
Categorias