Você sabia que a maior live da história do YouTube em audiência completou 10 anos em 2022? No dia 14 de outubro de 2012, há exatamente dez anos, o paraquedista austríaco Felix Baumgartner realizou um salto da estratosfera da Terra em uma parceria com a Red Bull. O que muitas pessoas não sabem é que, na época, o evento realizou uma transmissão ao vivo que conquistou a maior audiência do YouTube em uma live — o recorde ainda não foi quebrado.
Ao todo, a live contou com mais de oito milhões de pessoas em simultâneo, o maior número de pessoas assistindo uma transmissão do YouTube ao mesmo tempo — a cápsula foi equipada com 15 câmeras, cinco delas acopladas na roupa do paraquedista. A transmissão até poderia ser maior, contudo, na época, os servidores do YouTube não suportavam uma capacidade tão poderosa para mais de oito milhões de espectadores.
Recentemente, o streamer Casimiro Miguel chegou "perto" do recorde durante a exibição do jogo entre Brasil x Croácia, em seu canal CazéTV. O brasileiro alcançou cerca de seis milhões de espectadores em simultâneo no jogo da Copa do mundo 2022.
Documentário sobre o salto
Em comemoração dos dez anos do evento, a Red Bull se juntou com Baumgartner novamente, contudo, dessa vez, para divulgar o documentário Space Jump. A produção conta sobre o evento que levou o paraquedista a ficar conhecido mundialmente, com imagens e histórias inéditas.
Disponível gratuitamente na internet, o documentário pode ser visto no site oficial da Red Bull. A produção, que possui resolução máxima Full HD na web, também vem com legendas em português brasileiro.
"Ainda hoje estou conhecendo muitos fãs. Pessoas que não vi enquanto estava fazendo isso. E muitos deles estão me dizendo que este foi seu pouso pessoal na lua. Não estou dizendo meu salto é comparável ao pouso na lua, é uma conquista muito maior. Mas, do ponto de vista emocional, é comparável”, disse Baumgartner em entrevista ao site EuroNews.
Relembre o salto
Além de conquistar o recorde de oito milhões de pessoas ao vivo no YouTube, Baumgartner e a Red Bull também garantiram o recorde do maior salto da história da humanidade, em uma altura de 38.969,4 metros. Inclusive, ele foi assessorado pelo antigo recordista, Joe Kittinger, que havia saltado de uma altura de 31.333 metros nos anos 60.
Em um traje pressurizado, o paraquedista subiu por cerca de 2 horas e 35 minutos sob a cidade de Roswell, nos Estados Unidos, em uma cápsula levantada por um balão. Após chegar ao destino, Baumgartner observou o horizonte por alguns minutos e, então, realizou uma queda livre de 4 minutos e 20 segundos, até abrir o paraquedas.
Durante o salto, o austríaco conseguiu controlar a queda para não cair de mau jeito e, assim, abriu o paraquedas com sucesso. Uma queda em parafuso, por exemplo, poderia ter deixado o atleta sem consciência ou, no pior dos casos, até ter causado uma hemorragia cerebral no recordista.
Enquanto as Olimpíadas de Londres fizeram uma transmissão com meio milhão de espectadores, a parceria de Red Bull e Baumgartner criou um recorde não quebrado até hoje.Fonte: Reprodução/Red Bull
Registrado no Guiness World Records, Félix também conquistou o recorde de primeiro humano a quebrar a barreira do som em um salto de queda livre, alcançado a velocidade de 1.357,6 quilômetros por hora. De acordo com o Guiness, ao todo, foram quebrados oito recordes na ocasião.
“Em retrospecto, tenho muitas boas lembranças disso, mesmo que nem sempre tenha sido divertido trabalhar no programa. Especialmente quando descobri que estava ficando claustrofóbico dentro do traje espacial. Aquele momento foi um verdadeiro empecilho e tive para encontrar uma solução”, Baumgartner detalha.
É importante destacar que, em outubro de 2014, o executivo norte-americano do Google, Alan Eustace, conseguiu quebrar o recorde de maior salto de paraquedas em queda livre. Na ocasião, ele conseguiu saltar em uma distância de 41.422 metros da Terra.