O artista gráfico Genildo Ronchi, criador do meme "dois caras no ônibus", mostrou no Twitter o local que inspirou a sua famosa obra, que viralizou em todo o mundo e é utilizada nas mais variadas situações. Nas postagens, é possível ver o trecho da rodovia que corta a cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.
No primeiro tweet, publicado no domingo (11), o cartunista traz um vídeo gravado enquanto ele trafegava exatamente pela paisagem retratada na charge. As curvas e a área montanhosa que aparecem ao fundo do meme são vistas em suas versões reais.
Essa é a pedrona do cartoon! Isso é Venda Nova do Imigrante! Tutti Buona Gente. Lugar de gente boa. Vida longa. pic.twitter.com/f3441u1CRv
— Genildo (@genildoronchi) December 11, 2022
Já o segundo post, feito na segunda-feira (12), inclui uma foto da “pedrona do cartoon”, como explicou Ronchi. A imagem, feita do alto, mostra tanto a estrutura rochosa quanto a estrada que passa por ela, fornecendo uma visão mais ampla do local que inspirou o meme.
Galera olha a pedrona do cartoon que viralizou como meme dos dois carinhas no ônibus, vista de cima. É fascinante ver essa estrutura granítica tão exuberante com esse corte atravessando-a. Foto: Raphael L. Dalfi pic.twitter.com/bHFEURJ3PL
— Genildo (@genildoronchi) December 12, 2022
Distante pouco mais de 100 km da capital do Espírito Santo, Vitória, a cidade de Venda Nova do Imigrante foi fundada em 1891 por famílias de imigrantes italianos. Localizada na Região das Montanhas Turísticas Capixabas, marcada pela forte influência europeia, ela tem uma população estimada em 24.800 habitantes, conforme dados do IBGE.
Sucesso mundial
Um dos virais de maior sucesso dos últimos meses, o meme dos dois caras no ônibus começou a ganhar destaque por volta de novembro de 2021. A charge traz dois homens sentados em lados opostos do veículo, um deles com semblante triste e o outro sorrindo enquanto olha pela janela.
Desde que viralizou, o conteúdo foi usado para ilustrar situações de alegria e tristeza por internautas de todo o mundo, ganhando versões em diversas línguas. Em entrevista concedida ao El País, no ano passado, Ronchi contou que o desenho original aconselha a escolher o lado feliz da vida.
Embora tenha se tornado sucesso recentemente, o desenho foi criado em 2013, enquanto Genildo voltava do trabalho passando pelo local retratado.
Fontes
Categorias