Para atrair mais criadores, o YouTube está adicionando recursos de compras ao Shorts. Segundo o Financial Times, a plataforma de vídeos está incluindo um programa de afiliados e suporte para compras de produtos por meio de links promovidos nos vídeos curtos.
As novidades estão sendo testadas por criadores e usuários no Brasil, EUA, Índia, Canadá e Austrália. As ferramentas permitirão que influenciadores divulguem os próprios produtos e facilitem o acesso à compra para os espectadores.
O Financial Times indica que o programa de afiliados está disponível para influenciadores selecionados nos EUA. Sendo mais uma forma de monetizar o canal com o Shorts, o criador e o comerciante receberão comissões com parte das vendas.
O YouTube Shorts foi lançado em 2020 para competir com o TikTok.Fonte: YouTube/Reprodução
YouTube correndo atrás do TikTok
O anúncio das ferramentas para compras do YouTube ocorre dias após o TikTok revelar recursos semelhantes. A rede social chinesa iniciou os testes do programa Shop na semana passada nos EUA, que permite que os usuários façam compras diretamente pelo aplicativo.
Aparentemente, essa é uma parte da estratégia da empresa de mídia social para entrar no mercado de e-commerce. Além de adicionar o recurso Shop ao app, a companhia pretende construir centros de distribuição e suporte para atendimento ao cliente nos EUA.
Entretanto, especialistas acreditam que as recentes novidades do YouTube Shorts devem tornar a plataforma mais atrativa para criadores. Realizando grandes investimentos, a empresa do Google revelou em setembro deste ano que repassaria 45% da receita dos anúncios dos Shorts para os criadores.
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