Embora seja uma pessoa midiática, com suas imagens espalhadas pelo mundo inteiro, Elon Musk não gosta de aparecer quando está em viagem. Tanto que, em janeiro passado, ofereceu US$ 5 mil a um estudante universitário que estava (e continua) rastreando o seu jato particular no Twitter, para que excluísse sua conta da rede social.
Agora, o bilionário decidiu usar um novo programa que bloqueia o rastreamento de jatos. De acordo com o próprio “stalker” do Elon Jet, Jack Sweeney, o novo dono do Twitter solicitou um número de registro temporário de aeronave. Curiosamente, a dica do programa foi dada pelo próprio estudante, que tem hoje quase 500 mil seguidores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quando Sweeney recusou a oferta de Musk para deixar de segui-lo, o bilionário perguntou: “O que devo fazer então?”. Imediatamente, o estudante recomendou que ele pesquisasse um novo programa da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) que permitia que alguns proprietários de aeronaves alterassem o número de sua identificação de voo.
Como funcionam os programas que bloqueiam rastreamento de jatos?
Landed in San Jose, California, US. Apx. flt. time 50 Mins. pic.twitter.com/PozBgR4UUo
— ElonJet (@ElonJet) October 27, 2022
De acordo com o Insider, o programa de privacidade de identificação de aeronaves civis, conhecido como PIA, existe desse 2019, justamente para que celebridades, como Musk, possam viajar de forma anônima. Procurada pela publicação, a FAA reconheceu ter emitido mais de 300 PIAs até hoje.
No entanto, a agência norte-americana esclareceu que, embora eficazes para operações em tempo real, esses programas de mitigação não garantem privacidade absoluta. Conforme o porta-voz, “um voo ainda pode ser rastreado de outras maneiras, como uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação, www.LiveATC.com, ADSB Exchange ou em um aeroporto com partidas frequentes”.
Depois que Elon Musk alterou o seu número de identificação de aeronave, chegando mesmo a tirá-lo da cauda do jatinho, Jack Sweeney continuou rastreando o Elon Jet através da Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B), um sistema via rádio que facilita a comunicação entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo.
Fontes