A Google anunciou nesta semana uma repaginada no visual do YouTube que não somente alinha o design do app em diferentes plataformas com o visual material que a empresa tem adotado, mas também traz novos recursos para o usuário aproveitar.
Uma das principais novidades da atualização é a possibilidade de dar zoom nos vídeos em dispositivos móveis, fazendo o mesmo movimento de pinça com os dedos que a maioria das pessoas já estão acostumadas. Este é um recurso que estava sendo testado no YouTube Premium, mas que agora passa a funcionar para todo mundo.
Outra novidade importante é uma guia de quadros que facilita navegar pela linha do tempo de um vídeo. Quando você aperta na famosa "barrinha vermelha" e move o tempo de um vídeo, passa a aparecer embaixo da linha uma série de quadros do vídeo, mostrando o momento para o qual você está saltando.
Além dessas mudanças práticas, algumas visuais também merecem destaque. A Google menciona os recortes mais arredondados para os vídeos e uma organização um pouco mais limpa e colorida das playlists, mas são os usuários do modo escuro do YouTube que vão notar mais mudanças.
A plataforma está introduzindo algo que chama de "luz ambiente", tanto nos aplicativos móveis como no navegador. É um efeito esmaecido colorido em volta do vídeo que reconhece as cores que estão aparecendo nele para simular um efeito de projeção da luz. É tão sutil que chega a ser difícil de perceber, mas a Google afirma que o efeito foi "recebido com reações extremamente positivas" durante os testes.
As mudanças serão feitas ao longo das próximas semanas e vão aparecer automaticamente para os usuários.