Os novos smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Pro foram lançados nesta quinta-feira (6) pelo Google com uma novidade importante. Além das atualizações de desempenho e câmera, os mais recentes telefones da big tech contam com uma VPN integrada gratuita, disponível ainda este ano.
Normalmente, as VPNs são pagas: a do Google, por exemplo, tem um plano de assinatura do Google One que já vem com o serviço. Ele está na assinatura de 2 TB, que custa R$ 34,99 ao mês. Quem comprar o Pixel 7 terá a VPN sem custo extra.
VPN significa, em inglês, rede privada virtual, e serve para ocultar a atividade do usuário na internet. Nos novos smartphones Pixel 7 e Pixel 7 Plus do Google, ela funcionará para tudo que o dono fizer no celular, incluindo tráfego da internet no android, aplicativos e qualquer navegador utilizado.
Foco na privacidade
Segundo a companhia, os celulares serão os primeiros do mundo a trazerem uma VPN gratuita vinculada ao aparelho. A companhia também garante que nem mesmo os próprios serviços do Google poderão se aproveitar das informações protegidas pela rede privada.
O Google garante que "nunca usará a conexão VPN para rastrear, registrar ou vender sua atividade de navegação". Por outro lado, a empresa afirma coletar dados agregados "para garantir uma VPN saudável e com bom desempenho".
Diferente de outros serviços, o Google One VPN não permite que o usuário falsifique sua localização, recurso utilizado por quem deseja não ter o local rastreado ou acessar conteúdos de outros lugares. Como a big tech é sediada nos Estados Unidos, o governo do país pode obter dados de tráfego, mesmo através da VPN.
Fontes
Categorias