O YouTube parece estar testando a possibilidade de restringir a resolução de 4K apenas para seus assinantes do Premium. A informação vem de usuários da plataforma postando capturas de tela que mostram a exigência em alguns vídeos, o que parece acontecer de maneira aleatória.
No momento, o Google não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, então não sabemos que tipos de vídeos e em quais países isso está acontecendo, mas as capturas continuam a aparecer em fóruns como o Reddit e no Twitter.
Vídeos em resolução 4K no YouTube podem deixar de ser grátis.
Como mostra a imagem acima, ao apertar nas opções para mudar a resolução do vídeo, o 2160p — também conhecido como 4K — fica com uma legenda dizendo "Premium" embaixo. Apertar ali para selecionar a resolução leva para a página de assinatura do plano pago do YouTube.
Nova empreitada para os lucros?
A plataforma de vídeos do Google é disparada a maior do mundo, mas isso não se reflete diretamente no número de pessoas dispostas a pagar pelas suas vantagens extras. Sendo assim, parece que os executivos do YouTube decidiram que seria mais fácil tirar recursos atualmente disponíveis como gratuitos do que continuar tentando criar recursos diferenciados que sejam atrativos o suficiente para pagar.
Devemos esperar uma declaração oficial para saber se isso que estamos vendo são apenas testes ou uma nova política que começa lentamente a se distribuir em diferentes regiões onde o YouTube está disponível.
Categorias