Mais sete capitais brasileiras podem ativar a partir de hoje (19) o sinal de 5G no Brasil. Com isso, a lista de capitais que já possuem a tecnologia fica ainda maior, garantindo a "conexão pura" para mais usuários no país.
As cidades são as seguintes:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Aracaju (Sergipe)
- Boa Vista (Roraima)
- Campo Grande (Mato Grosso do Sul)
- Cuiabá (Mato Grosso)
- Maceió (Alagoas)
- São Luís (Maranhão)
- Teresina (Piauí).
A medida vale apenas para as operadoras que adquiriram no leilão realizado no ano passado trechos da faixa de 3,5 GHz do espectro destinado ao 5G. Essa é a modalidade com o sinal mais forte e estável da nova geração de conectividade móvel.
Na região Norte do país, ainda são cinco capitais sem o 5G: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. Elas devem ser contempladas até o dia 27 de novembro. De acordo com o cronograma atual da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o interior do país terá o sinal "puro" no máximo até 2029.
Pode não ser imediato
Apesar de o início do prazo ser esta segunda-feira, as operadoras Claro, Tim e Vivo terão até o dia 28 de novembro para iniciar a ativação e ter um número mínimo de estações em funcionamento nessas cidades.
O prazo anterior era de 28 de outubro, mas o adiamento foi confirmado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). O motivo era a necessidade de desocupar a faixa e garantir que não haverá interferência na transmissão — esse era o espectro anteriormente ocupado por antenas parabólicas para transmissões de TV aberta, tecnologia que agora exige o uso de um adaptador.
Fontes