O YouTube começou a testar um novo player de sua plataforma que poderá ser integrado a páginas e aplicativos educativos para exibir vídeos sem anúncios e sem recomendações. A ideia é evitar distrações para alunos de cursos, aulas de reforço e todo tipo de conteúdo educativo.
A novidade chega em fase beta, para testes, então está restrita a mercados e parceiros específicos. As primeiras companhias que poderão testar o player sem propaganda e sem recomendações são a EDpuzzle, a Purdue University e Global e o próprio Google Classroom. E os primeiros países que poderão aproveitar são EUA e Coreia do Sul.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Exemplo de uso do novo player sem anúncios e recomendações.Fonte: YouTube (via The Verge)
A partir do ano que vem, as plataformas poderão usar o player em fase beta para conteúdo gratuito ou pago, inclusive oferecendo a função do YouTube de manter o vídeo tocando no fundo para cursos pagos. Não foi divulgado ainda quando as novidades vão, efetivamente, sair de sua fase beta.
A Google anunciou junto com o player sem anúncios e recomendações novas ferramentas para a criação de conteúdos educativos. Também na fase beta, criadores poderão testar a criação de perguntas no estilo quiz na aba de "comunidade" em suas páginas oficiais no YouTube.
Fontes