Foi divulgado nesta terça-feira (6) o levantamento “share of wallet”, que mede os gastos globais de desenvolvedores de aplicativos em publicidade online. Elaborado pela empresa Appsumer, a ferramenta revelou que a Apple vem ganhando força no setor, enquanto o duopólio absoluto Google-Facebook está derrapando.
Elaborada com base em uma análise de orçamentos de anúncios online de mais de 100 empresas de aplicativos de consumo diversos, a pesquisa concluiu que a ascensão da Apple é consequência da implantação – em junho de 2021 – da sua Transparência de Rastreamento de Apps (ATT), recurso que permite ao usuário definir qual app pode ou não monitorar suas atividades.
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De acordo com o gerente geral da Appsumer, Shumel Lais, “uma das coisas bastante interessantes é que as limitações de medição de ATT que são colocadas na rede mais ampla não existem da mesma maneira para a Apple”. Com isso, explica o analista, a Maçã acaba ganhando um pouco mais de visibilidade/vantagem em outros canais no iOS.
Comparação entre adoção de anunciantes
Fonte: Appsumer/Divulgação.Fonte: Appsumer
Na "foto" divulgada pela Appsumer do share of wallet – conceito que mede quanto as empresas captam do orçamento dos seus clientes – o Google ainda reina absoluto, com seus 34%. O Facebook permanece em segundo, com 28%, com a Apple avançando em terceiro, com 15%.
Na parte de baixo da tabela, o TikTok (3%) e a ATT ultrapassaram o Snap, que tem 2%. Embora tenha deixado o Snap para trás, a taxa de adoção do TikTok caiu quase 7 pontos percentuais, com alguns desenvolvedores ainda "testando" seus anúncios na plataforma de vídeos curtos. A Amazon não entra nessa lista porque não é uma plataforma para desenvolvedores.
Quando ao Facebook, explica Lais, suas peculiaridades permitem que a plataforma ainda tenha oportunidades. Tanto que sua participação na wallet subiu 4 pontos, indo a 28% no quarto trimestre, com “sinais de recuperação”.