Embora o nome possa parecer estranho, a conexão tethering é mais popular do que você imagina. Ela consiste em fazer a divisão da internet entre dois dispositivos diferentes. No Brasil esse processo é muito conhecido como um ato de “compartilhar” a conexão, fazendo com que um aparelho seja o roteador para que um outro se conecte a ele.
Esse tipo de conexão pode ser feito no padrão convencional — pelo emparelhamento wireless entre dois dispositivos — ou também por meio de um cabo universal serial bus (USB), em que um aparelho é o receptor e o outro pode acessar a internet por meio dele.
Hoje, o TecMundo explica melhor para você o que é uma conexão tethering e como a divisão da internet é feita dessa forma. Confira!
- Veja também: Internet das Coisas: entenda o que é e como funciona
O que é conexão tethering?
A conexão tethering vem de um termo que é usado para identificar o ato de conectar dois aparelhos diferentes, sendo que um deles fornece internet ao outro. No Brasil, o termo é popularmente conhecido como “compartilhamento de internet”.
Nessa conexão, um usuário disponibiliza seu pacote de dados para outra pessoa, ou seja, para um dispositivo diferente, como um computador ou um smartphone.
Dessa forma, o aparelho funciona como uma espécie de roteador para que outro possa ter conexão à internet. Interessante, não é mesmo?
A conexão via tethering pode ser feita entre um celular e um notebook.Fonte: Shutterstock
A prática da divisão de internet é bem comum no país, principalmente em locais onde certas operadoras não têm a transmissão de um sinal tão bom. Outro momento em que o compartilhamento é muito solicitado é em locais públicos, cujo Wi-Fi não apresenta um bom protocolo de segurança, e o usuário não quer correr o risco de utilizá-lo.
Como funciona o tethering via USB?
A conexão tethering via USB funciona de forma parecida com a conexão wireless ou Bluetooth. A grande diferença é que, como em qualquer rede, a perda de pacote de dados é sempre menor quando a conectividade é feita por meio de um cabo.
Grande parte dos aparelhos hoje, principalmente os que usam o sistema Android, tem a conexão tethering via USB por padrão. Em outras palavras, basta você conectar seu aparelho a um notebook ou computador por meio de um cabo e, em poucos passos, a internet móvel pode compartilhada para outro dispositivo.
Também é possível fazer o compartilhamento da internet por um cabo USB.Fonte: Shutterstock
É importante ressaltar também que, nessa conexão USB, é possível fazer o caminho reverso.
Isso significa que, caso seu celular não esteja com um pacote de dados ativo ou por outro motivo não seja possível acessar à internet, você pode usar seu PC ou notebook com conexão para que ele funcione como roteador.
Como melhorar a conexão tethering?
Para fazer que a conexão tethering seja mais estável, você pode seguir algumas dicas. A primeira delas é procurar compartilhar sua internet enquanto estiver com um bom sinal.
Lembre-se de que, no momento em que você fizer o emparelhamento, já haverá uma grande perda de velocidade. Sendo assim, o dispositivo receptor terá um acesso ainda mais lento do que o normal.
Outra dica é: priorizar sempre a conexão por cabos. A perda de pacotes de dados é menor nesse tipo de conexão. Dessa forma, sempre que possível, priorize a conexão via cabo USB.
Algumas dicas são valiosas para quem busca ter uma boa estabilidade na hora de fazer o compartilhamento da internet.Fonte: Shutterstock
Por fim, outra sugestão bastante importante é verificar os aplicativos que estão abertos em ambos os dispositivos. Muitos deles podem estar consumindo a internet compartilhada.
Assim, além de ter que dividir a conexão entre dois dispositivos, você terá que reparti-la com esses apps.
Agora que você já sabe como compartilhar com outras pessoas sua conexão da melhor forma, seja pelo celular, seja por outro dispositivo, como um notebook ou um PC, aproveite!
Categorias