O Facebook Marketplace é uma funcionalidade do Facebook destinada à compra e venda de produtos. A partir dela, qualquer usuário pode decidir colocar algo à venda, funcionando tanto como um canal de divulgação dos produtos de uma loja quanto um meio de vender algum item pessoal que você não deseja mais.
No intuito de ajudar aqueles que desejam saber mais sobre o Facebook Marketplace, trouxemos um guia completo sobre a plataforma. Confira abaixo!
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Como funciona o Facebook Marketplace?
(Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
O Facebook Marketplace funciona como um intermediador entre vendedores e compradores. Dessa forma, a plataforma permite tanto realizar anúncios de itens, como pesquisar produtos para a compra.
Toda a negociação é realizada entre as duas pessoas e pode ser feita através dos comentários ou do chat da rede social. Os pagamentos não são realizados pelo site, o que permite aos vendedores pensarem na melhor forma de receber o dinheiro pelo produto vendido.
Apesar de permitir a venda para cidades de todo o país, o Facebook Marketplace procura distribuir os anúncios principalmente para as pessoas de uma mesma localização. Essa é uma maneira não apenas de facilitar a entrega, mas também oferecer mais segurança para todos os envolvidos no processo.
Ainda que seja possível vender milhares de itens com a ferramenta, algumas coisas são expressamente proibidas de acordo com as políticas comerciais da plataforma. Para verificar na íntegra, leia o relatório de itens proibidos.
Quais as vantagens de vender no Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace oferece uma série de vantagens aos seus usuários. Algumas delas são:
- Visibilidade: é possível atingir um público grande com o uso da plataforma, podendo se conectar a compradores de diversas regiões do estado e do Brasil;
- Gratuidade: o marketplace do Facebook não cobra nenhum valor dos anunciantes, sendo uma ótima maneira de empreendedores iniciantes começarem a divulgar o seu trabalho;
- Praticidade: a plataforma possui uma funcionalidade muito fácil, permitindo que qualquer pessoa possa criar um anúncio. Por esse motivo, ela acaba sendo democrática e se torna um espaço de negócio até mesmo para pessoas com pouco conhecimento de softwares e tecnologia;
- Sistema de avaliações: as avaliações possuem um importante peso na decisão de compra do consumidor e também devem ser consideradas primordiais para os vendedores. Isso porque, elas aumentam o nível de confiança da loja, atraindo ainda mais clientes;
- Venda sem CNPJ: o Facebook Marketplace não exige o uso de um CNPJ para vender na plataforma, sendo um excelente ponto positivo para os autônomos.
Como vender um produto no Facebook Marketplace?
Colocar um produto à venda no Facebook Marketplace é uma tarefa fácil que pode ser realizada em poucos passos.
1. Na página inicial do Facebook, após ter realizado o login, clique em "Marketplace", no menu esquerdo da página;
(TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
2. Na nova tela, selecione "Criar novo classificado" e escolha a categoria na qual ele se enquadra, como "Item para a venda", "Veículo para a venda" ou "Imóvel residencial para a venda ou locação";
3. Adicione fotos do produto;
4. Insira informações sobre o item que deseja vender, como título, descrição e preço;
(Reprodução/Facebook)Fonte: Facebook
5. Escolha se os seus amigos do Facebook podem ou não ver o anúncio;
6. Clique em "Publicar" para que o anúncio seja enviado.
Facebook Marketplace: dicas para alavancar as vendas
(Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Assim como em outros canais de distribuição, prestar atenção em alguns detalhes pode fazer seus produtos serem vendidos mais rapidamente no Facebook Marketplace.
Um dos primeiros pontos a ser levado em consideração é a qualidade das imagens utilizadas para a promoção. Comumente, vemos anúncios de produtos na rede social com imagens borradas, escuras e em ângulos não favoráveis.
Por isso, é necessário prestar atenção nesses detalhes, uma vez que as fotos serão a “vitrine” do seu produto, influenciando diretamente a decisão do consumidor.
Para fotos com melhor qualidade, escolha ambientes com boa iluminação e segure a câmera ou smartphone com firmeza na hora da fotografia, evitando que a imagem saia borrada.
Além disso, outro ponto que necessita receber atenção é a descrição do anúncio. Procure trazer informações sucintas e reais, evitando ocasionar dúvidas em que está vendo sua publicação.
Para isso, deixe claro se o produto é novo ou usado – e quanto tempo de uso caso seja –, se possui algum problema ou se está funcionando normalmente, a forma de entrega e o valor.
Também vale a pena lembrar que enquanto o anúncio tiver disponível, outras dúvidas dos usuários da plataforma podem surgir. Portanto, se manter aberto e disponível para sanar essas questões também é importante para concretizar sua venda.
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