O Google começou a distribuir nesta semana uma atualização para o Gmail que vai facilitar encontrar alguns de seus contatos e e-mails perdidos. São novas configurações no sistema de busca que usam a IA do site e aprendizado de máquina para melhor "adivinhar" o que o usuário está buscando.
Uma das melhorias se chama "correspondência de intenção", e é mais simples do que o nome faz parecer. Trata-se de uma reconfiguração na maneira que o Gmail prioriza e mostra resultados da busca, tentando trazer para cima os resultados que a pessoa realmente quer.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um exemplo é que, agora, se você pesquisar por um nome, o Gmail vai trazer acima os resultados que têm a palavra no endereço de e-mail ou no primeiro nome da pessoa. Antes a prioridade estava no sobrenome, mas o Google percebeu que as pessoas buscam mais pelo primeiro nome.
Outra mudança ganhou o nome de "sugestões personalizadas". Neste caso, o Gmail vai priorizar os resultados de uma pesquisa levando em consideração o quanto você interage com seus contatos. Então, se a palavra que o usuário está buscando aparece em e-mails com alguém que ele conversa muito, os e-mails com essa pessoa vão aparecer na frente, por exemplo.
As mudanças já estão valendo e começaram a ser distribuídas em 27 de julho. Elas devem ser implementadas automaticamente no seu e-mail.
Além das melhorias na busca, o Google também está liberando o novo design do Gmail para todos os usuários.
Fontes