Em mais um episódio da série de acontecimentos bizarros que resultam da confiança cega do YouTube em seus robôs, um vídeo de terror claramente voltado para adultos foi classificado como "para crianças" na plataforma. Para piorar a situação, o YouTube não deixa o próprio criador do vídeo alterar essa configuração.
O caso aconteceu no canal Local58TV, de Kris Straub. Foi ele mesmo que relatou a situação em sua conta no Twitter, onde explica que colocou na descrição do vídeo que não era um conteúdo para crianças e assinalou como +18 nas configurações do upload. O YouTube ignorou tudo isso e declarou o vídeo como "para crianças".
congrats @youtube on the decision to auto-designate @LOCAL58TV’s “show for children” as FOR KIDS despite my having set it as inappropriate for kids. i also can’t change it voluntarily without an *appeal* pic.twitter.com/dnhmzL9hbi
— Kris Straub (@krisstraub) July 5, 2022
O robô da plataforma parece ter se confundindo por causa do título do vídeo: "Show for Children", que pode ser traduzido como "Show para Crianças". O vídeo também mostra um desenho animado "bonitinho" que pode parecer inocente sem entender o contexto e os elementos perturbadores sendo trabalhados sobre essa estética.
Essa interpretação é especialmente problemática porque quando o YouTube aceita um vídeo como apropriado para crianças ele começa a aparecer na plataforma YouTube Kids e passa a ser sugerido para usuários jovens.
Straub foi impedido de mudar a configuração e precisou recorrer a um "apelo" por escrito para a equipe do YouTube alterar a definição do vídeo. No momento em que escrevemos este post o problema parece ter sido revertido, e o vídeo não aparece mais listado como "para crianças".
Fontes