A Claro anunciou, nesta sexta-feira (1º), que pretende trazer o 5G na faixa de 3,5 GHz para o Brasil ainda neste mês de julho. A operadora informou que está com a estrutura pronta e ativará a rede após a liberação de uso do espectro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).
Brasília deve se tornar a primeira capital a receber a tecnologia. Na capital federal, o sinal do 5G+ da Claro está disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul e deve chegar a outras áreas do Distrito Federal.
As outras regiões do país receberão a tecnologia de acordo com cronograma estabelecido pelo governo federal, à medida que a faixa de 3,5 GHz for liberada em cada estado.
Os clientes da Claro e donos de aparelhos com acesso ao 5G poderão utilizar a rede sem nenhuma alteração no contrato. De acordo com a operadora, basta a pessoa ter um plano ativo para passar a utilizar o novo 5G+.
A empresa pontuou que os smartphones compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+.
Motorola G62
A Claro também anunciou que vai lançar o Motorola G62 no Brasil nas próximas semanas. O novo smartphone tem acesso à tecnologia 5G e vem com chipset Snapdragon 480+, 128 GB de armazenamento e 4 GB de RAM.
A tela é 6,5 polegadas FHD+ (1080 x 2400), com taxa de atualização de 120 Hz, a bateria é de 5.000 mAh e conta com carregador TurboPower de 20W.
Motorola G62
Em relação às câmeras, são 3 lentes na traseira: principal (50 MP, Lente 74°, abertura f/1,8); híbrida ultra-wide e sensor de profundidade (8 MP, Lente 118°, abertura f/2,2) e macro (2 MP, Lente 78°, abertura f/2,4, zoom Digital de 8x e flash LED). A câmera frontal tem 16 MP, lente 82° e abertura f/2,4.
O Motorola G62 estará disponível no Brasil nas cores grafite e verde a partir de 14 de julho e por enquanto não tem preços confirmados.