Quem é vivo sempre aparece, mas dessa vez foi só para dar tchau de vez. Depois de 16 anos (quase 17), o Google vai desativar oficialmente o seu serviço de mensagens instantâneas Google Talk. Apesar de ainda ativo, o recurso era praticamente inacessível.
O aplicativo de bate-papo Google Talk foi lançado no final de 2005 e continuou recebendo suporte até este ano. Precisamente, o suporte vai até o dia 16 de junho. Ele ainda podia ser usado através de aplicativos de terceiros em serviços como Pidgin e Gajim.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No entanto, a partir desta quinta-feira, quem tentar fazer login no Google Talk receberá uma mensagem de erro. A Google recomenda usar o Google Chat como serviço alternativo.
Não foi divulgada a hora exata em que o suporte ao Google Talk será desativado. (Divulgação/NicePNG)Fonte: NicePNG
O Google Talk durou cerca de oito anos como o aplicativo de mensagens rápidas principal da Google. Ele foi inicialmente projetado para conversas rápidas entre contatos do Gmail.
Em 2013, a Google começou a "aposentar" o serviço, incentivando o uso de ferramentas novas como o Google Hangouts. Em 2017, inclusive, a empresa já havia comentado sobre essa "aposentadoria" e transição completa para o Hangouts, em uma publicação oficial sobre atualizações no G Suite.
É curioso perceber quanto tempo o Talk ficou ativo, já que até o Hangouts já foi substituído pelo Google Chat. Vale lembrar, também, que a antiga plataforma não é a única baixa recente da empresa: a companhia encerrou recentemente o Google Duo, que terá seus recursos integrados ao Meet ainda em 2022.
Categorias